Municípios do ES podem voltar para o risco moderado nas próximas semanas, diz secretário

578
Secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, admitiu a possibilidade de que mais municípios capixabas entrem, nas próximas semanas, no risco moderado para a covid-19, conforme o Mapa de Risco desenvolvido pelo governo do Estado. Segundo o secretário, isso pode acontecer caso a ocupação dos leitos potenciais para a doença supere a marca de 50%.

Caso esse cenário se confirme, os municípios que entrarem nessa classificação terão mais restrições no funcionamento de suas atividades econômicas. Atualmente, apenas Ecoporanga, no norte do estado, se encontra nessa classificação. Os demais 77 municípios capixabas estão no risco baixo.

Durante pronunciamento realizado na tarde desta quarta-feira (4), o secretário ressaltou que o aumento de casos da doença, dos últimos dias, tem pressionado a oferta de leitos nos hospitais. Segundo ele, as restrições impostas a esses municípios que, por ventura, venham a ser classificados no risco moderado ajudarão a reduzir a interação entre as pessoas e, consequentemente, minimizar a pressão sobre os serviços de saúde.