Mesmo com chuvas o rio Itaúnas continua com baixo nível de água

411

14Mesmo com a queda de algumas chuvas nos últimos dias na região de Barra de São Francisco, o nível do rio Itaúnas e do córrego São Francisco continuam muito baixos para esta época do ano. No centro de Barra de São Francisco, por toda a extensão da rua prefeito Adelino Coimbra, pode-se perceber o baixo nível da água, agravado pelo lixo e entulho que são atirados no local.

Um pouco mais abaixo, no córrego São Francisco, o volume de água é um pouco maior, mas ainda está muito aquém dos níveis que o córrego alcança durante esta época do ano. Com relação ao Itaúnas, a pouca vazão do rio em sua foz, no encontro com o São Francisco pode ser explicado pela captação de água da Cesan, que fica um pouco acima e cujo reservatório estava praticamente vazio.

Até o início deste ano a Cesan vinha racionando água no município porque o reservatório estava praticamente vazio. As chuvas deram uma aliviada na situação, mas continua o risco de faltar água novamente, já que o período de chuvas está passando e a represa da Cesan ainda não está plenamente cheia.

Por: Weber Andrade

16

15