Mantena realizou com “louvor” a Conferência Municipal de Educação

2167

A Prefeitura de Mantena, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na última sexta-feira, 17/11, na quadra da Escola Municipal Antônio Carlos, a Conferência Municipal de Educação com o tema “A Construção do Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais e a Implementação dos Planos de Educação.

A conferência contou com a presença do prefeito João Rufino, do vice prefeito Luiz Garcia, da secretária municipal de Educação, Creuza Muniz, do presidente da Câmara Robério Francisco, do secretário de Transportes Ocimar Rufino, da Subsecretária Elisa Costa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de MG, da secretária executiva da Assoleste, Elidamarcia Lana, além dos profissionais da área educacional, como diretores, professores, representantes de escolas estaduais, municipais e particulares, pais e estudantes, membros do Conselho Municipal de Educação e sociedade civil, todos em torno de reflexões e debates sobre o setor educacional em todo o município.

“É um encontro de muita relevância, pois ajuda a diagnosticar e planejar a Educação em todo o município. Ao reunir os profissionais, conseguimos traçar metas, novas ideias para o bem comum da Educação, que é interesse de todos”, enfatizou a secretária Creuza Muniz.

O prefeito João Rufino agradeceu a presença de todos, a dedicação, o empenho e o carinho de cada um de vocês com o nosso governo, e que a conferencia seja produtiva com o planejamento de termos uma educação melhor, ressaltou.

O vice-prefeito Luiz Garcia destacou que é um momento para promover o diálogo e o debate entre vários segmentos sociais sobre a educação.

Elisa Costa ressaltou que que a Educação é o maior pilar da sociedade e disse de sua alegria em participar do evento. “Aqui vemos um encontro que é resultado de cooperação e soma de esforços de todos os profissionais. “As propostas que daqui saírem possa servir de exemplo e adequar ao Plano da Educação do Estado e Nacional. Espero que Mantena mostre daqui uns anos o reflexo desse projeto, enfatizou a Secretária.

Para a professora Adneia, o evento foi de extrema importância para direcionar as futuras propostas de mudanças na educação, que tanto beneficiarão educadores e alunos. Para ela, foram abordados temas de grande relevância como Educação Inclusiva e continuidade ao Plano de Carreira dentre outros, pois outros temas importantes também foram discutidos, onde todos puderam opinar de forma democrática.

De acordo com o vereador Robério que foi um dos coordenadores do eixo, a conferência quando realizada com seriedade e compromisso proporciona conhecimento a todos.

“Pudemos perceber o interesse dos participantes e o entusiasmo da secretária de educação Creuza Muniz e de toda sua equipe. Acredito que a reflexão em grupo é o caminho exato para se discutir Educação. Esta, com harmonia e em comunhão, transforma a sociedade, constrói uma nação”, concluiu Robério.

Na continuidade dos trabalhos, os participantes foram distribuídos em grupos com 9 eixos temáticos de trabalho para a discussão e logo em seguida fizeram a apresentação para toda a plenária, onde foram votadas as propostas.

Também foram eleitos 4 delegados que irão representar o município na Conferência da Educação em Caratinga, sendo Analice Teodoro, Maria Hosana Nunes, Adneia Martins e Maria Aparecida Valente.

Por: Fabiana Hipólito