Mantena realiza Dia D de Multivacinação neste sábado com várias programações para as crianças

1476

Será realizada, nos dias 11 a 22 de setembro, em todo o país, a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação. O dia ‘D’, de divulgação e mobilização nacional, está marcado para 16 de setembro.

Crianças e adolescentes são o público alvo. Em Mantena, todas as 9 unidades de saúde em funcionamento estarão mobilizadas para realizar a vacinação.

Para atender o público alvo, as salas de vacinação das unidades do Centro de Saúde, PSF Limeira e PSF Ariranha, estarão abertas normalmente durante toda a semana, das 07:00h às 17:00h horas.

No dia 16 a equipe da secretaria estará em frente ao PSF da Vila Nova e do PSF do Santo Antônio, onde será realizado uma programação especial para as crianças com pula pula e teatro de fantoches sobre a Saúde Bucal.

Os horários do teatro será às 8 horas no centro e às 9:30 no Santo Antônio e às 10:30 na Vila Nova.

As demais unidades de PSF receberão uma equipe de vacinação volante durante o período da campanha, que ficará nas unidades das 8 às 16:30h nos seguintes dias:

  • PSF Santo Antonio: 11 e 20/09/2017; • PSF Vila Nova/Frei Cesar: 12 e 18/09/2017; • PSF Bela Vista: 13 e 19/09/2017; • PSF Nicoline: 14 e 22/09/2017; • PSF São Bernardo: 15 e 21/09/2017.

No sábado (16), dia ‘D’, serão 03 unidades em funcionamento das 08h às 17h, sem intervalo de almoço, sendo elas o Centro de Saúde (atrás do Fórum), PSF Santo Antônio e PSF Vila Nova.

 

O objetivo é atualizar a situação vacinal da população de crianças e adolescente menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias)

Nas Campanhas de Multivacinação são administradas as vacinas de rotina de forma seletiva, possibilitando a atualização da Caderneta de Vacinação.

O Calendário Nacional de Vacinação dispõe de 14 vacinas para as crianças (BCG, Pentavalente, Poliomielite oral e Inativada, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C, Febre amarela, Rotavírus, Hepatite B, Tríplice Bacteriana, Dupla adulto, Tríplice Viral, Tetra viral e Hepatite A) e cinco para os adolescentes (Hepatite B, HPV, Tríplice Viral, Dupla adulto e Meningocócica C).

É importante que toda a população alvo compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação, para que os profissionais possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal para cada vacina preconizada atualmente pelo Programa Nacional de Imunização.

Desta forma, a SMS pode resgatar a população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos, tanto na infância como na adolescência, visando melhorar as coberturas vacinais e assim manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis no Brasil.

Todas as vacinas estão disponíveis de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS).