Mais votada na eleição direta, Delma Ker é confirmada na Educação

892

Das 15 secretarias, sete são ocupadas por mulheres. O prefeito de Barra de São Francisco anunciou também Grasiele Marques para comandar a Secretaria de Esportes e Lazer.  

Delma Ker apresentou o projeto que mais agradou à comissão que analisou os planos apresentadas pelas três concorrentes (Foto: Gilberto Gil/Secom-BS)

Prevaleceu a vontade da maioria dos votantes na eleição direta que escolheu a lista tríplice apresentada pelo secretário de Administração, Elcimar de Souza Alves, ao prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD), e a mineira Delma do Carmo Ker e Aguiar, 48 anos, casada, mãe de dois filhos, foi escolhida para ocupar a Secretaria Municipal de Educação de Barra de São Francisco.

É o sétimo nome do gênero feminino do primeiro escalão do prefeito Enivaldo dos Anjos, que mesclou gênero e idade na sua equipe, com o secretário mais jovem tendo 29 anos. Com a reforma administrativa aprovada pela Câmara, foi criada a 15ª secretaria, de Esportes e Lazer. O prefeito anunciou também nesta quarta-feira (27) o nome de Grasiele Marques, atleta amadora de handebol, para chefiar a pasta.

Delma Ker já havia ocupado o mesmo posto nos dois últimos anos da gestão anterior, de Alencar Marim (Podemos), que não se candidatou à reeleição e apoiou a candidatura de Enivaldo. O nome de Delma foi homologado por uma comissão constituída pelo prefeito Enivaldo dos Anjos para analisar as propostas apresentadas pelas três candidatas ao cargo, integrantes da lista tríplice: além de Delma Ker, estavam concorrendo Magda de Almeida Rezende e Laucenir Alves de Souza.

ÚLTIMOS NOMES

Na sessão da semana passada, a Câmara de Vereadores aprovou a reforma administrativa apresentada pelo prefeito Enivaldo dos Anjos, na qual desmembrou Esporte e Lazer da Secretaria de Cultura e criou a 15ª secretaria de sua gestão. A Cultura ficou também com a responsabilidade por fomentar o Turismo do município. Os nomes de Delma, na Educação, e Grasiele, no Esporte, são os últimos do primeiro escalão.

Delma Ker já havia liderado a lista tríplice com 39,6% dos 202 votos válidos (65,7% dos eleitos aptos compareceram à votação não obrigatória), seguida de Magda Rezende (31%) e Laucenir Alves de Souza (24%), mas o que definiu sua indicação foi o projeto apresentado à comissão, o primeiro a ser entregue.

“Eu fiquei muito feliz pela participação de todos os cinco candidatos que se inscreveram e dos votantes. Numa eleição em que o voto não é obrigatório, tivemos 65% de comparecimento espontâneo. Isso é uma demonstração de que os educadores queriam participar e cumprimos nosso objetivo”, disse Enivaldo.

O prefeito também agradeceu às integrantes da lista tríplice: “Quero agradecer às três integrantes da lista tríplice, que se empenharam em desenhar um projeto para a Educação. A comissão decidiu pela Delma e espero que ela seja bem sucedida, mas tanto a Magda quanto a Laucenir demonstraram que estavam também em condições de ocupar o cargo. Agora, vamos todos juntos contruir a educação que sonhamos para Barra de São Francisco”.

PERFIL

Delma Ker é educadora há mais de três décadas, possui experiência em todas as etapas da educação básica, iniciando nas escolas do campo.  Também com experiência na coordenação e professora em nível universitário.

Formada em Pedagogia e História, pós-graduada em Psicopedagogia, Administração Escolar e Gestão Escolar, Delma nasceu em Mantena (MG) e, atualmente, está cursando mestrado. Seu projeto focou na qualidade do ensino público oferecido aos alunos, com metas de curto, médio e longo prazo, alinhadas com as tecnologias do novo momento.

Sua principal bandeira é manter o crescimento dos alunos no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que em 2018 e 2019 mostrou os melhores resultados do município em todos os tempos. Ela já havia atuado por 12 anos na Secretaria de Educação de Mantenópolis, município vizinho, onde a educação também deu um salto de qualidade.