Limpeza dos rios continua para prevenir inundações com as chuvas

159

Nos dois primeiros dias foram retiradas 200 toneladas de lixo e entulhos. “População pode ajudar”, diz o prefeito Enivaldo dos Anjos

As chuvas estão prometidas, se vão chegar ou não é uma outra história. Preventivamente, homens e máquinas da Prefeitura de Barra de São Francisco continuam trabalhando nos leitos dos rios São Francisco, que atravessa Campo Novo, Carabina e Irmãos Fernandes, e Itaúnas, que banha Vila Landinha, Centro e deságua no São Francisco no bairro Irmãos Fernandes.

O secretário dos Transportes, Rodrigo Nogueira, está monitorando pessoalmente o trabalho das equipes, enquanto Isaque Antonio, da secretaria de Serviços e Limpeza Pública, coordena os trabalhos de limpeza das ruas. O objetivo é evitar que lixo depositado de maneira inadequado em vias públicas seja levado por eventuais enxurradas para o leito dos rios, que nascem nas regiões altas do município de Mantenópolis.

Um rio, o Itaúnas, corre pelo Espírito Santo, e o outro, o São Francisco, desce por Minas Gerais e depois retorna ao território capixaba. Os dois se encontram na região do bairro Irmãos Fernandes e engrossam o volume dágua do São Francisco até desaguar no braço Sul do rio São Mateus.

O prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD) tem pedido relatório desse trabalho, diariamente, aos secretários e reforça o apelo à população que contribua com o poder municipal, não deixando lixo nas ruas e nem jogando lixo e entulho no curso dos rios.

“Estamos abrindo a calha dos rios e limpando o fundo, para aprofundar mais e evitar o transbordamento, que tanto transtorno traz à população. Poder público e população, atuando juntos, podem evitar tragédias como a de 2013”, disse Enivaldo.

Mais de 200 toneladas de lixo e de entulhos tirados dos dois rios já foram retirados de circulação nos três primeiros dias do ano, segundo informações da Secretaria de Limpeza. Os números do quarto dia ainda não foram fechados.