Gustavo Lacerda, vice-prefeito, escolhido para ser secretário da Saúde

2089

Ex-diretor do Hospital Dr Alceu Melgaço Filho, Gustavo foi anunciado como o 10º nome do primeiro escalão pelo futuro prefeito Enivaldo dos Anjos

Gustavo Lacerda é filho de médico e tem especialização em gestão pública

Num só ato o prefeito eleito Enivaldo dos Anjos (PSD) trouxe três soluções para sua futura gestão: por um lado, deu uma função ativa ao vice-prefeito Gustavo Lacerda (Republicanos) para além da missão constitucional de substituir o titular do Executivo em seus impedimentos; por outro, economizou os custos com vencimentos de um secretário municipal; e ainda colocou na gestão da pasta um profissional com experiência e formação no setor, mesmo sem ser médico.

Gustavo Lacerda, graduado em Tecnologia da Informação, com pós-graduação em gestão pública e pós-graduando em planejamento e gestão da saúde pública, foi anunciado no início da tarde desta quarta-feira (30) como o futuro titular da Secretaria Municipal de Saúde com a missão de promover significativas melhorias no setor e cumprir o programa de governo, com atenção à mulher, à infância e aos idosos, de forma prioritária.

“Saúde precisa de gestão e isso o Gustavo já demonstrou ter competência, no período que passou à frente do Hospital Dr Alceu Melgaço Filho. Além disso, é uma pessoa totalmente afinada com nossa proposta de governo e está preparado para dar muita qualidade à nossa administração”, disse Enivaldo dos Anjos.

Um público que vai merecer atenção especial da administração de Enivaldo através da Secretaria da Saúde é o escolar.

“Vamos inserir a saúde dentro da escola, dando suporte aos alunos que têm problemas de saúde e psicossociais. Vamos levar psicólogos às escolas, principalmente no ensino fundamental, onde muitas crianças têm baixo aproveitamento escolar porque às vezes precisam de um tratamento especializado e não têm acesso. Às vezes, o problema é oftalmológico. Vamos atacar em todas essas frentes para melhorar o bem-estar de nossas crianças nas escolas”, disse o prefeito na conversa com Gustavo.

Enivaldo falou com Gustavo quer quer a saúde humanizada. “Uma preocupação do prefeito é a humanização e o acolhimento aos pacientes em toda a esfera da Secretaria. Vamos cobrar muito isso dos profissionais da saúde. Quem procura o serviço de saúde já está fragilizado e precisa sentir-se acolhido pelo poder público”.

EXPERIÊNCIA

Filho do médico Roney Lacerda e de dona Josedith Viana, Gustavo Lacerda chegou para a cidade ainda criança, junto com a família. Foi criado em Barra de São Francisco e somente saiu para estudar. O pai até hoje exerce a Medicina na cidade. Gustavo graduou-se em Tecnologia da Informação e coordenou mais de 10 escolas de informática do SESI. Em 2015, voltou para Barra de São Francisco. Foi diretor da Ciretran e, depois, diretor do Hospital Dr Alceu Melgaço Filho, com atuação destacada no cuidado com os servidores e atenção aos pacientes.

Aproveitando sua experiência, Gustavo disse que uma de suas metas será estreitar o relacionamento com o Estado, integrando mais a Secretaria Municipal de Saúde com a Secretaria Estadual e com o Hospital Estadual Dr Alceu Melgaço Filho.

SECRETARIADO

– Elcimar de Souza Alves, na Administração;

– Israele Cândido, na Cultura;

– Marianne Cavalcante, em Obras;

– Capitão PM Valmer Francisco Simões, para Defesa Social e Guarda Municipal;

– Isaque Antonio da Silva, de Serviços e Limpeza Pública;

– Guilherme Silva Fernandes, no Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos.

– Shirley Teixeira Ribeiro, da Mulher, Habitação e Assistência.

– Clemilda Satil, da Fazenda, Patrimônio e Controle.

– Lislei Moreira Batista Medeiros, do Meio Ambiente.

– Gustavo Lacerda, da Saúde.

– Transportes – a indicar

– Comunicação – a indicar

– Agricutura – a indicar

– Educação – a indicar de uma lista tríplice que sairá de uma eleição direta do setor