
Com 90 dias no comando geral do Hospital Dra. Rita de Cassia de Barra de São Francisco, Gustavo Lacerda, que é o atual diretor geral faz um balanço das medidas adotadas e descreve os projetos para o ano de 2017.
É sabido que o Sistema Único de Saúde do Brasil passa por um momento ímpar do ponto de vista estrutural e infelizmente o Estado está inserido nessa história negativa.
Gustavo diz que o foco principal da sua administração é o ajuste severo das despesas, e que está investindo pesado na Gestão Financeira do Hospital cortando despesas desnecessárias que serão revertidas em medicamentos, equipamentos e valorização do servidor.
Para Gustavo, a maior dificuldade nesse período inicial, foi o levantamento de todos os contratos e despesas do Hospital. Não existiam indicadores e tão pouco controle das despesas.
Um exemplo disso foi o mapeamento de todos os contratos, possibilitando ter o controle dos Exames Laboratoriais, Exames de Alto Custo, Lavanderia, Lixo Contaminado, Alimentação entre outros. “Hoje nós alimentamos diariamente a nossa base de gastos e com esses indicadores traçamos as nossas ações para a saúde financeira da Instituição”, disse Gustavo.
“O nosso principal objetivo é fazer as intervenções financeiras para ter uma melhora contínua na qualidade das ações e serviços, otimizando o uso dos recursos financeiros”.
“Os resultados já estão acontecendo, e em apenas 90 dias de gestão, economizamos mais de R$ 100 mil reais que serão reinvestidos em melhorias para os servidores, compra de medicamentos e manutenção de equipamentos hospitalares”, comemora o diretor.
Gustavo finaliza dizendo que está fazendo uma Gestão técnica, voltada para o interesse do usuário SUS, pautada na reestruturação do Hospital e diz que 2017 será o ano de grandes conquista para o Hospital Drª Rita de Cassia.
Dentre os projetos para 2017, a valorização ao servidor será a principal força de trabalho da nossa Gestão.
Projetos para o ano de 2017
Ampliação e Reforma do Pronto Socorro
O projeto está em fase de elaboração e contemplará a reforma total do pronto socorro, melhorando as condições de trabalho do servidor e o conforto do usuário.
Construção do Centro de Atendimento Ortopédico
Junto ao Pronto Socorro, será construído um atendimento exclusivo para pacientes ortopédicos, com sala de RX e decentralizado do atendimento clínico, proporcionando um melhor atendimento para as duas especialidades.
Implantação de nova Sala de Cirurgia
Em janeiro começa a fase de licitação para a compra dos equipamentos. A nova sala será exclusiva para cirurgias ortopédicas.
Cursos em educação continuada e valorização dos servidores
Em janeiro daremos início aos cursos de capacitação técnica e motivacional para os servidores do hospital.