Governo autoriza melhorias na barragem em Barra de São Francisco

188

A Secretaria de Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), autorizou ontem, 25, a conclusão da Barragem Everaldo Bianquini, obra que deveria ter sido entregue em novembro do ano passado, mas acabou não sendo inaugurada por causa das erosões provocadas logo abaixo do vertedouro.

Hoje a barragem se encontra com cerca de metade de sua capacidade de reserva hídrica e despendendo forte volume de água no leito do Itaúnas. A primeira suspeita era de que a água estaria vazando da represa por baixo da contenção de pedras, mas ficou constatado que o problema era a força da água que escapava de cima do vertedouro e formava buracos na parte entre o fim do vertedouro e o rio.

Para resolver o problema, o governador Renato Casagrande, em visita a Barra de São Francisco, acompanhado do subsecretário de Infraestrutura Rural da Seag, Rodrigo Vaccari, autorizou a licitação de um projeto de extensão do vertedouro até o leito do rio Itaúnas, cerca de 30 metros.

A Construtora Monte Azul, que foi a responsável pela obra, também foi a vencedora da licitação para construção do enrocamento – parte que faltava no projeto inicial – no valor de R$ 597.371,11. As obras deverão recomeçar aidna esta semana e o prazo de conclusão é de 90 dias.

O deputado estadual Enivaldo dos Anjos, que foi o articulador da obra, junto ao Governo do Estado, publicou nota hoje, 26, parabenizando o Governo Estadual pela retomada.

“A obra beneficia a toda a região, garantindo reforço para os tempos de estiagem, para uso na agricultura e no abastecimento humano. Tivemos que aprender com a última estiagem que castigou, principalmente, as regiões norte e noroeste do Estado”, comenta Enivaldo.

O prefeito de Barra de São Francisco, Alencar Marim, por sua vez, disse que tem acompanhado de perto a situação da barragem e que espera que a mesma esteja em condições plenas de funcionamento até o final do ano, ajudando mais uma vez na contenção e conservação da água no município.

“O governador Renato Casagrande, durante entrega virtual de obras de pavimentação em Barra de São Francisco já havia dito que espera visitar o município e a barragem, ainda em nosso mandato. Esperamos que ele venha mesmo, pois é uma obra que já está garantindo a segurança hídrica do município e, com certeza, será um cartão postal e local turístico do município”.

A obra teve investimento inicial de R$ 1,360 milhão com a inundação de cinco hectares de área (o correspondente a cinco campos de futebol), permitindo o acúmulo de 150 milhões de litros de água como reserva estratégica para a segurança hídrica.

Por: Weber Andrade/O Contestado