Futsal Feminino de Barra de São Francisco viaja para representar o Estado nos Jogos Escolares

543

05A equipe de Futsal Feminino Juvenil da Escola João XXIII, de Barra de São Francisco, viajou neste domingo (13) para João Pessoa, na Paraíba, para representar o Espírito Santo nos Jogos Escolares da Juventude 2016. Elas foram as grandes campeãs estaduais dos jogos que aconteceram em Guarapari no mês de maio.

No último sábado, 12 de novembro, nas dependências do North Hotel, as atletas receberam da equipe técnica formada por Sylvio Máximo (Coordenador Técnico), Renata Vial (Técnica), Sara Lopes Fiorotti (Psicóloga) e Sgt. Florisvaldo (Coordenador do Projeto Campeões do Futuro), orientações sobre regras da competição e conduta de viagem. Na ocasião também foram distribuídos os uniformes que serão usados durante a competição.

O evento que elas participarão nos próximos dias é a maior competição estudantil do Brasil e vai reunir jovens de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, de escolas públicas e privadas de todo o país, em 14 modalidades. A competição foi criada pelo Comitê Olímpico do Brasil em 2005 e conta com o apoio do Ministério do Esporte e do Grupo Globo.

Os jogos de futsal são disputados em dois tempos de 20 minutos com cronômetro travado e com intervalo de cinco minutos. Nenhuma partida pode terminar empatada. Para o desempate, após o tempo regulamentar, são realizadas cobranças de cinco tiros livres diretos ao gol.

A competição já revelou vários atletas

Atualmente, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40.000 escolas de 3.950 cidades do Brasil. A fase nacional, organizada pelo COB, reúne em cada faixa etária cerca de 4 mil atletas dos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal.

A competição já revelou vários atletas para o alto rendimento, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô. Na delegação brasileira que disputou os Jogos Olímpicos Londres 2012, nada menos do que 17 atletas do Time Brasil já haviam passado pela competição estudantil. O evento foi o responsável pelo surgimento de atletas como as finalistas olímpicas Rosângela Santos e Ana Claudia Lemos, do atletismo, do semifinalista Leonardo de Deus, da natação, além do jogador de basquete Raulzinho, atualmente na NBA.

Nos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014, o Brasil foi representado por 97 atletas. Deste total, entre as modalidades que integram o programa dos Jogos, nada menos que 72% dos atletas também passaram pelos Jogos Escolares da Juventude, entre eles os medalhistas Layana Colman (judô), Hugo Calderano (tênis de mesa), Matheus Santana, Luiz Altamir, Giovanna Diamante, Natalia de Luccas (natação) e Duda Lisboa (vôlei de praia).

06