Feiras livres estão liberadas durante a quarentena em Colatina

20

Com o objetivo de possibilitar que as pessoas tenham acesso a alimentos frescos e saudáveis, a Prefeitura de Colatina está mantendo a realização das cinco feiras livres no município, mesmo durante a quarentena de 14 dias decretada pelo Governo do Estado do Espírito Santo.

As novas regras do Governo do Estado restringem setores do comércio, atividades sociais e serviços públicos. Em relação às feiras livres, porém, o decreto não suspende o funcionamento, cabendo aos municípios decidir por mantê-las ou suspendê-las.

Em Colatina, são realizadas cinco férias livres no Centro, Colúmbia, São Silvano e Honório Fraga. No Centro as feiras acontecem aos sábados, das 2h às 13 horas, e nas quartas, das 14h às 19h. No Colúmbia também há feira aos sábados, das 2h às 13h. Em São Silvano, a feira livre acontece todas as terças, das 2h às 13h. Já no bairro Honório Fraga, a feira é realizada nas quartas, também das 2h às 13 horas.

E para garantir a segurança de todos, diante da crise de saúde pública enfrentada devido ao novo coronavírus, fiscalizações serão realizadas durante a realização das feiras livres.

A Prefeitura de Colatina também orienta às famílias que elas limitem a ida às feiras a apenas um membro com o objeto de evitar aglomerações. Vale ressaltar que não estão permitidas barracas com comercialização de alimentos prontos para consumo, como pastel, tapioca, lanches, refeições ou similares.

*Fiscalização*

A fiscalização estará presente com equipes nas feiras para garantir o respeito às regras de higiene e prevenção contra o coronavírus.

Para o funcionamento das feiras, as regras não mudam: uso obrigatórios de máscaras para feirantes e consumidores, distanciamento entre as barracas, além da disponibilização de álcool em gel.

*Quarentena*

O Governo do Estado anunciou, nessa terça-feira (16), a adoção de novas medidas restritivas visando o enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19) no Espírito Santo. A partir desta quinta-feira (18) até o próximo dia 31, fica suspenso o funcionamento de quaisquer serviços e atividades, à exceção dos considerados essenciais – previstos nas Medidas Restritivas em Favor da Vida. As medidas anunciadas pelo governador Renato Casagrande são válidas para todo o território capixaba no período de 14 dias.

*Confira a relação de feiras livres em Colatina:*
Centro
– Feira livre – sábado, das 2h às 13h
– Feira Orgânica e Agroecológica – quarta-feira, das 14h às 19h

Colúmbia
– Feira livre – sábado, das 2h às 13h

São Silvano
– Feira livre – terça-feira, das 2h às 13h

Honório Fraga
– Feira livre – quarta-feira, das 2h às 13h