Feira de Touros Pró-Genética volta a Barra de São Francisco em formato presencial nos próximos dias 20 e 21

214

Depois de passar um período sem realizações de eventos presenciais, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) retoma a realização da Feira de Touros Pro-Genética com presença de público.

Em Barra de São Francisco, a segunda edição do evento – a primeira aconteceu em 2018 – acontece nos próximos dia 20 e 21, quarta e quinta-feira desta semana na Churrascaria Costelão do Trevo, à margem da ES/080/381, na saída para Colatina.

De acordo com escritório local do Incaper, o evento será dividido em duas partes. Na quarta-feira, 20, serão realizados seminários, palestras e confraternização, das 18h30 às 20h. O tema das palestras e os palestrantes ainda não foram divulgados.

No dia seguinte, quinta-feira, 21, será realizado o leilão, das 8h às 17h. Também não foi divulgado o número de animais à venda e procedência.

O evento tem parceria da Secretaria de Agricultura de Barra de São Francisco (Semag), Governo do Espírito Santo, através do Incaper e ABCZ.

Em 2018 dezenas de touros provenientes dos melhores criadores do Espírito Santo e Minas Gerais estiveram à venda em Barra de São Francisco, durante a feira.

Na oportunidade, o médico Fernando Antônio Calvão, o Dr. Antônio, foi um dos primeiros a adquirir um touro na feira que aconteceu no Pesque Pague Fazenda Paraíso, na ES-320, em direção a Ecoporanga.

Para Calvão, foi uma boa oportunidade para melhorar a genética e renovar o seu rebanho. “Comprei um touro Nelore, indicado pelos amigos para promover a renovação e melhoria genética do meu gado. Espero ter feito um bom negócio”, disse ele, que tem propriedades no município de Aimorés (MG).

O gerente do Incaper em Barra de São Francisco, João Marcos, destacou que, em 2018, a feira vendeu 38 touros de alta qualidade, o maior número de touros entre todas as feiras realizadas no Estado, naquele ano.

“Este ano, esperar superar esse número, pois teremos muitos touros de alta qualidade à disposição e eles, com certeza, vão ajudar a melhorar a qualidade do rebanho bovino de toda a região.

Sobre o Pró-genética

O Programa de Melhoria da Qualidade Genética de Rebanho Bovino Brasileiro (Pró-Genética) é concebido pela ABCZ e tem como missão contribuir para o aumento da produção sustentável de carne e leite de origem bovina no País. O Espírito Santo aderiu a essa política pública em 2009.

Por: Weber Andrade (ocontestado)