Febre Amarela: Secretário de Saúde diz que não há motivos para alarme da população de Mantena

313

Diante da grande procura pela vacina contra a Febre Amarela nos PSFs do município de Mantena, as vacinações foram intensificadas, mesmo não tendo notificação de casos suspeitos e prováveis da doença no município.

A Secretaria Municipal de Saúde de Mantena esclarece aos cidadãos e moradores que está realizando campanha de vacinação preventiva contra a Febre Amarela e que não há motivos para alarme da população.

Quem não pode ser vacinado? As contraindicações para vacinação contra febre amarela são: Idade menor que seis meses· Hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina· Portadores de imunodeficiências Existem situações de precaução, nas quais a indicação da vacinação deve ser ponderada entre risco e benefício: Idade entre seis e oito meses· Idade 60 anos· Infectados pelo vírus HIV· Gestantes· Mulheres amamentando crianças menores de seis meses Lembrando que é de suma importância a apresentação do cartão de vacinação.

Lembrando que até o momento Mantena já recebeu cerca de 3.255 doses de vacina, que foram distribuídas nos seguintes locais, 900 doses para os PSFs urbanos, 270 doses para os PSFs rurais, 1.885 doses foram realizadas no Centro de Saúde, 60 doses realizadas na zona rural do município, pelo carro itinerante é ainda 120 doses estão reservadas para continuar a vacinação itinerante nesta segunda-feira dia (23/01).

A secretaria de Saúde aguarda a liberação de mais doses pelo governo federal, inclusive já foi feito contato pelo SRS/GV.