Falta de prestação de contas da saúde na mira do Tribunal de Contas em Barra de São Francisco

643

TCE-ESJá que perguntar não ofende, porque a prefeitura de Barra de São Francisco não presta contas da saúde junto ao Conselho Municipal? As contas de 2015 da Secretaria Municipal de Saúde ainda não foram analisadas pelo Conselho Municipal, a análise das contas pelo conselho é uma obrigação legal, mas há vários meses o colegiado não tem sido convocado para analisar as ações e atos de gestão da saúde no município.

Observa-se que a omissão do conselho poderá resultar em implicações aos seus membros. Quando os técnicos do Tribunal de Contas estiveram no município para apurar as irregularidades no processo de contratação de horas máquinas, os membros do Conselho de Agricultura foram intimados a prestar esclarecimentos, também foram intimados alguns presidentes de associações de produtores.

Relatam alguns membros do Conselho de Agricultura que somente se safaram de serem denunciados por omissão porque tinham cópias de atas e documentos que comprovavam as atuações e cobranças que vinham sendo feitas pelo Conselho, portando é necessário que pessoas que integrem conselhos municipais saibam muito bem de suas atribuições. Se a saúde não presta contas há algo de suspeito no ar.