Exposições, teatro e música deram brilho ao II Café Literário realizado por alunos da Escola João XXIII

345

Aconteceu no dia 18 de outubro de 2019, no CEEMTI João XXIII, Barra de São Francisco, o segundo Café Literário. Estiveram envolvidas no projeto todas as 15 turmas da escola, totalizando 423 alunos sob a orientação das docentes Elizangela, Eullivany, Gislene, Géssica e Maghally, Língua Portuguesa; Marcella, Arte  e Sérgia, Língua Espanhola.

O projeto é a concretização de um desejo de tornar a literatura objetivo de interesse dos estudantes com forma de propagação da arte e cultura. A culminância do trabalho foi realizada na Semana Literária (18/10), entretanto o evento foi reflexo do trabalho realizado pelos envolvidos durante todo o ano.

O evento também foi abrilhantado com a exposição das obras poéticas produzidas pelos discentes Reinald Carlos Saar, 2ª Série 03; Priscila Leandra Mendes Pereria, 1ª Série 06, e as gêmeas Fernanda Ramalho de Freitas e Renata Ramalho de Freitas, da 1ª Série 01.

Nesse sentido, o aluno Reinald enfatiza: “Expor meus poemas foi uma experiência incrível, pois tive a sensação de viver de poesia. O Café literário também é uma oportunidade de meus colegas sentirem a emoção de serem personagens e viverem a literatura”.

Além de exposições, foram apresentados teatros e músicas, sempre como foco nas escolas literárias. Todo o projeto foi pensado na fundamental relevância de que a literatura seja objetivo de interesse e prazer dos discentes e, nesse viés, o projeto “Café Literário” é o momento no qual, tanto alunos quanto professores, vivenciam a arte literária, pois, ao aprofundar esse conhecimento, os discentes se tornam personagens e autores tornando a arte viva em cada fala e brilho nos olhos dos nossos artistas/estudantes ou estudantes/artistas.