Ex-secretário é indiciado por peculato em São Domingo do Norte

191

A equipe da Delegacia de Polícia (DP) de São Gabriel da Palha indiciou um homem de 60 anos, ex-secretário de agricultura do município de São Domingos do Norte, nessa segunda-feira (29), pelo crime de peculato.

De acordo com as investigações, um produtor rural da região solicitou serviços à prefeitura e, no momento do pagamento, acabou entregando um cheque ao investigado que apropriou-se do valor.

A polícia explicou que o próprio agricultor procurou as autoridades, relatando que achou o procedimento estranho e, ao solicitar informações ao banco, acabou sendo surpreendido com a notícia de que o cheque foi descontado pelo  ex-secretário.

De acordo com o titular da DP de São Gabriel da Palha, delegado Rafael Caliman, o pagamento desses tipos de serviços deve ser feitos mediante Documento de Arrecadação Municipal (DAM) e não diretamente ao servidor. “A pessoa quando solicita esse tipo de serviço, primeiramente deve procurar o setor de competência na prefeitura, que é responsável pelo trabalho. Quando isso ocorre, é necessário retirar o boleto para efetuar o pagamento e não entregar diretamente para um servidor”, informou.

Ainda segundo o delegado, o ex-secretário tinha passagens na polícia por furto de energia elétrica. O investigado foi indiciado pelo crime de peculato. Esse delito se dá quando o funcionário público se apropria ou desvia bens a que tem acesso, em razão do cargo ocupado. O Inquérito Policial sobre ocaso foi encaminhado à Justiça.

A polícia solicita, por fim, a outros agricultores que se encontrarem na mesma situação que procurem as autoridades para que os crimes sejam investigados e solucionados.

Texto:  Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi)