Estrada que liga o centro de Ecoporanga ao distrito da Prata dos Baianos recebe melhoria com produto importado

1392

Um novo produto poderá ser inserido no trabalho de melhoria das estradas rurais de Ecoporanga, foi testado na manhã desta quarta-feira (25), em cerca de 600 metros da estrada que liga o centro de Ecoporanga ao distrito da Prata dos Baianos, zona rural do município. O produto reduz a manutenção das vias e já é usado em países da Europa, Estados Unidos e Canadá. No Estado, Viana foi o primeiro município onde o material foi usado.

O Aditivo Permutador Iônico de Solo (APIS) é produzido no Canadá e, segundo o diretor comercial da empresa responsável pelo produto, Gil Campos, o APIS é um líquido que, aplicado ao solo, reduz em até 90% a poeira das estradas e evita a produção de lama no período de chuvas. “Ele funciona como um selador no solo, não permitindo a erosão, reduzindo, assim, os custos com a manutenção das estradas”, explicou.

De acordo com o prefeito de Ecoporanga, Elias Dal’Col, a empresa fez um demonstrativo do produto em um trecho para que seja analisado o custo benefício do material no trabalho de recuperação das estradas do município. “Vamos observar a ação do produto e avaliar, com auxílio dos moradores da região, os benefícios do produto”, comentou.

Aplicação do APIS

A aplicação do produto na estrada que dá acesso para vários distritos como a Prata dos Baianos, Santa Rita e Córrego Dois de Setembro foi feita em seis etapas diferentes, conforme as orientações do fabricante. No primeiro momento, o solo foi escarificado e gradeado, em seguida, o produto foi diluído em água e aplicado pelo caminhão pipa. Na terceira etapa, o produto foi espalhado no solo com auxílio do trator escarificador. Na quarta etapa, o APIS é nivelado na estrada com a moto niveladora. Já com o rolo pata-de-carneiro, o solo com o produto é compactado em toda extensão da via. Na última etapa, o rolo liso finaliza a compactação do produto.