Escola Estadual fecha com “Chave de Ouro” a Semana Cívica em Mantena

1598

3Com o tema sendo a Região Sudeste, a Escola Estadual Zilda Pinheiro da Silva deu um show na Avenida em um dos mais belos desfiles dos últimos anos. Desfilaram ainda a Escola Vereador David de Almeida, Proerd e Banda Musical Bommuja de Jaguaré-ES. Dez prêmios do IPTU Premiado foram sorteados no palco. A Banda Marcial de Mantena fechou todos os desfiles com apresentações maravilhosas na batuta do Maestro Marcelo Santos.

Fechar com “chave de ouro” é uma expressão usada para designar algo que pode terminar da melhor forma possível, que pode ter um fim espetacular, e foi assim que aconteceu nesta quinta-feira, (10/09), último dia das comemorações da III Semana Pedagógica 2015 em Mantena, uma festa que durou quatro dias e que começou no dia 07 de Setembro com o Tema Cultura Brasileira “Do passado ao presente, mudando a história de nossa gente” com as escolas abordando em forma de desfiles sobre as regiões do nosso querido Brasil.

As apresentações da noite começaram com a Escola David de Almeida que falou sobre a Região Sul, que representa uma das cinco regiões brasileiras estabelecidas pela regionalização do país organizada pela Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. É a menor entre as regiões brasileiras, com uma área de 576.409 km² e apenas três estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A escola fez bonito e de uma forma singela passou pela Avenida dando o seu recado sobre economia, cultura, vegetação, culinária, indústria e cidades.

Em seguida veio o Proerd – o Programa Educacional de resistência às drogas que consiste em um trabalho desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com as escolas e com as famílias dos alunos. O principal objetivo do Programa é fornecer às nossas crianças, instrumentos emocionais e psicológicos para permanecerem longe das drogas e da violência.

BANDA MUSICAL MUNICIPAL DE JAGUARÉ – BAMMUJA

Fundada em 01 de março de 2010, a Banda Musical Municipal de Jaguaré – BAMMUJA, mais uma vez participou e abrilhantou o encerramento do desfile da Semana Cívica em Mantena. A banda é uma corporação musical de marcha, que apresenta um repertório popular e erudito buscando agradar desde crianças a idosos, com uma proposta de muita disciplina e alegria de viver.

A Banda conta com um elenco de 45 instrumentistas, 20 integrantes na linha de frente, com idades entre 11 e 20 anos, todas elas estudantes de Jaguaré- ES e que começaram a adquirir conhecimento musical na banda.

A Escola é conhecida em Mantena como Escola Estadual, é um estabelecimento oficial de ensino e mantida pelo Governo do Estado de Minas Gerais, criado em 12/10/1965 foi instalada em 31/07/1966 como Escola Estadual de Mantena e passou a denominar-se Escola Estadual Professora “Zilda Pinheiro da Silva” 1º e 2º graus em homenagem a uma das primeiras professoras primárias de Mantena, que muito honrou e dignificou o exercício da profissão, não só como professora, mas, sobretudo, como educadora.

Em 08/02/1986 foram autorizados a funcionar, neste estabelecimento, os cursos Técnico em contabilidade e Ensino Normal – Magistério – Professor de Educação Infantil, totalizando aproximadamente 1.400 alunos. Hoje é considerada uma das mais sólidas e renomadas escolas da rede pública de nosso Estado. Desde a sua fundação, está sempre em crescimento.

DESFILE DA ESCOLA NA AVENIDA

A frente da Escola o Diretor Jaire Isidoro Corrêa e as Vice-Diretoras Carmem Lúcia Gomes de Souza Mendes, Eliane de Castro Assis e Liliane Carvalho. Em seguida alunas uniformizadas conduzem o Brasão e os alunos trazem faixa representativa, onde podemos contemplar o escudo e o nome da instituição.

A Escola Estadual desenvolveu sobre a Região Sudeste e mostrou porque ela é a mais desenvolvida do Brasil. Trabalho, beleza, ação, conhecimento, arte, poder, sol, praias, grutas, montanhas, arquitetura do estilo barraco ao ultra moderno, movimento, culinária globalizada; a face urbana do país, imigrantes portugueses, italianos, espanhóis, árabes, alemães, orientais, entre outros, ajudaram a construir e misturar.

Dessa união de povos, ambições, culturas, cores, ideias, peles, cheiros, sentimentos, necessidades; surge a região com maior população do país, a maior densidade demográfica, a economia mais desenvolvida e industrializada, concentrando mais da metade da população do país.

Todo trabalho desenvolvido pela escola, a beleza representativa do desfile, demonstrou a união, a harmonia, o carinho entre os diretores, professores e alunos que fizeram um dos mais belos desfiles dos últimos anos sintetizado pela frase final que de mãos dadas foram ditas por todos repetindo Paulo Freire: “Educação não transforma o mundo, educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”.

02 03 04 05 06