ES tem 37 municípios em risco alto para a Covid-19, Barra de São Francisco está na listagem

547

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), apresentou neste sábado (13) o novo mapa da Matriz de Risco para combate ao coronavírus no estado.

No novo mapa, 37 cidades estão classificadas como de alto risco para contaminação e 41 como de risco moderado.

mapa da última semana apresentava 36 cidades em risco alto. A mudança foi em Divino de São Lourenço, que passou de risco moderado para alto.

De acordo com os últimos dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgados nesta sexta-feira (12), a cidade tem 63 casos de Covid-19 e nenhuma morte pela doença foi registrada.

Nenhuma cidade foi classificada como de risco extremo e nem como de risco baixo. Na quarta (10), o governador apresentou as medidas que serão adotadas caso alguma cidade passe para risco extremo.

O novo mapa da Matriz de Risco passa a valer a partir de domingo (14) e essa classificação define regras para o funcionamento de atividades comerciais e serviços de acordo com a classificação.

Os municípios de risco alto, por exemplo, passam a ter o comércio funcionando de maneira alternada, fechando aos finais de semana.

Fazem parte do grupo de municípios em risco alto: Afonso Claudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Divino de São Lourenço, Ecoporanga, Fundão, Guarapari, Ibiraçu, Ibitirama, Itapemirim, Itarana, João Neiva, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Mucurici, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São José do Calçado, São Roque do Canaã, Serra, Viana, Vila Velha e Vitoria.

Estão no grupo de risco moderado os municípios de Alegre, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivacqua, Brejetuba, Castelo, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Linhares, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, São Gabriel da Palha, São Mateus, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Vila Pavão e Vila Valério.

Casagrande anunciou que, a partir de agora, os municípios classificados no risco alto deverão manter as medidas qualificadas pelo prazo mínimo de 14 dias.

O governador também decretou luto oficial de três dias pelas vítimas da Covid-19. O estado teve 999 mortes pela doença registradas até sexta e deve passar de mil óbitos na atualização deste sábado.

Fonte: g1