ES deve ter chuvas fortes até a próxima segunda-feira

214

O tempo instável vai permanecer no Espírito Santo até a próxima segunda-feira (26). O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) emitiu um Aviso Meteorológico Especial válido para este fim de semana.

Neste sábado (24), há previsão de pancadas moderadas e fortes de chuva, que devem vir acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento. No domingo (25), a possibilidade de chuvas pode resultar em acumulados que podem atingir todo o Estado.

“No sábado, existe condições de pancadas de chuvas com trovoadas principalmente nas áreas do norte e nordeste capixabas. Já no domingo, em razão da existência de uma área de instabilidade no oceano, todos os municípios do norte e noroeste capixabas, além das outras regiões, devem sofrer com chuvas contínuas. Elas não devem ser de tão forte intensidade, no entanto, em razão dessas chuvas ocorrerem de forma prolongada, a expectativa é de que em alguns pontos podemos ter acumulados expressivos de chuva”, explicou o meteorologista do Incaper, Hugo Ramos.

Riscos

De acordo com a previsão do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a previsão é de chuvas de forte intensidade que podem oferecer riscos à população de áreas mais vulneráveis. Em alguns pontos do Estado, o acumulado de chuva pode chegar a 100 mm. O risco é alto para ocorrência de tempo severo, que pode provocar danos e acidentes.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta de movimento de massa, o que pode ocasionar deslizamentos de terra, para as regiões Central e Litoral Norte do Espírito Santo, devido ao acumulado de chuva e à previsão de pancadas de chuvas isoladas de forte intensidade. O Cemaden alerta, ainda, para a possibilidade de enxurradas e inundações bruscas nas mesmas regiões.