Enivaldo dos Anjos propõe Comissão especial para dar mais suporte ao setor de granito

381
Enivaldo dos Anjos quer mais valorização ao granito na região
Enivaldo dos Anjos quer mais valorização ao granito na região

Mais suporte ao setor que atualmente representa 65% das exportações brasileiras e dá ao Espírito Santo o título de maior produtor do gênero do País. Foi com essa intenção que o deputado Enivaldo dos Anjos (PSD) propôs criar uma comissão especial para debater políticas de incentivo e desenvolvimento para o setor de granitos e rochas ornamentais do Estado do Espírito Santo.

O colegiado, que será composto por três membros, terá 120 dias para desenvolver o trabalho. A Resolução 3.934/2015, que criou a comissão, foi publicada no Diário do Poder Legislativo nesta semana.

Segundo Enivaldo dos Anjos, “o Estado se tornou referência mundial em mármore e granito e líder absoluto na produção nacional de rochas, apresentando um potencial geológico imensurável, amplamente desenvolvido por meio de investimentos em pesquisas geológicas, tecnologias de extração e beneficiamento”.

Dada a importância para a economia capixaba, o parlamentar faz um alerta: “A Assembleia Legislativa tem de estar atenta e debater os problemas desse setor, que enfrenta gargalos de infraestrutura, extrema burocracia nos seus negócios e entraves ambientais, entre outros problemas e demandas. Podemos, por meio desse debate público, dar um inestimável valor a esse setor estratégico da economia capixaba”, afirma o parlamentar.

O Espírito Santo é hoje o principal produtor e o maior exportador e processador de rochas ornamentais do Brasil. O Estado responde por 60% da produção nacional e por 80% das exportações, que somaram mais de US$ 1 bilhão em 2014.

De acordo com os números levantados pelo Governo do Estado e representantes do setor, mais de 90% dos investimentos do parque industrial brasileiro do setor de rochas ornamentais são realizados no Espírito Santo.