Enivaldo dos Anjos homenageia servidores em sessão solene na Ales

631
Enivaldo dos Anjos homenageia servidores em sessão solene na Ales
Enivaldo dos Anjos homenageia servidores em sessão solene na Ales

Coroando seu trabalho como 1º secretário da Mesa Diretora, o deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) preside, na próxima quarta-feira (26), a sessão solene em homenagem ao Dia do Servidor Público, realizada em parceria com o Sindicato dos Servidores do Legislativo (Sindilegis).

A sessão ocorre a partir das 19 horas, no Plenário Dirceu Cardoso. O Dia do Servidor Público é comemorado, oficialmente, em 28 de outubro, e surgiu através do Conselho Federal do Serviço Público Civil, homenageando a criação das leis que regem os direitos e deveres dos servidores públicos – Decreto Lei nº 1.713, de 28 de outubro de 1939.

O que motivou a criação da data pelo Conselho, em parte, foi a fundação do Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, em 1938. Na maioria dos estados e municípios brasileiros, o Dia do Servidor Público é considerado facultativo para os profissionais da área.

Assim, o artigo 236 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, determina que 28 de outubro é oficialmente o Dia do Servidor Público no Brasil. O servidor aposentado, porém, tem outra data comemorativa: 17 de junho. Como 1º secretário, Enivaldo dos Anjos é o responsável pela gestão de pessoal da Assembleia Legislativa.

A sessão solene do próximo dia 26, quando 30 servidores receberão a Comenda José Maria Pimenta, coroa os dois anos de gestão do parlamentar, que incrementou o trabalho da Escola do Legislativo e deu um espaço jamais concedido aos funcionários da Ales.

O marco desse trabalho do deputado Enivaldo dos Anjos foi a retomada e conclusão do processo de pagamento dos 11,98%, que beneficiou a 3.200 servidores, ativos e inativos, e herdeiros (daqueles já falecidos), relativos a perdas salariais na conversão do Plano Real.

Até o final do ano, esses beneficiários receberão mais de R$ 80 milhões relativos a essa pendência, que durava mais de 20 anos. Um servidor símbolo da luta da categoria pelo pagamento dos 11,98%, José Marcos Cosme, o “Zé Precão”, receberá, por parte do deputado Enivaldo dos Anjos, uma homenagem especial “in memorian”.

Zé Precão ficou conhecido por sua atuação no Sindilegis e por trabalhar portando um banner junto ao corpo “cobrando” o pagamento das perdas salariais. Zé Precão morreu em fevereiro de 2016, sem conseguir ver o desfecho de sua luta.

Relação de homenageados com a Comenda José Maria Pimenta

  1. ADEMIR PAZOLINI 2. ADRIANA DOS SANTOS FERREIRA FRANCO RIBEIRO 3. CARLOS EDUARDO CASAGRANDE – Deputada Luzia Toledo 4. DÁZILA MARIA MONTEIRO BONATTO – Deputada Raquel Lessa 5. DILMA NUNES PIMENTA LAYBER 6. DILMO CESAR MALAFAIA CASTRO 7. ERNESTA ALMONFREY 8. EDSON FERREIRA 9. FABIANO BUROCK FREICHO 10. GILDO GOMES 11. JOÃO RODRIGUES DO CARMO – Deputado Padre Honório 12. JOSÉ ARIMATÉIA 13. JONSTON ANTONIO CALDEIRA DE SOUZA JUNIOR 14. JOSÉ ALBINO DA COSTA 15. LAURENY SANTOS DE OLIVEIRA 16. LEANDRO PEREIRA MACHADO – Deputada Janete de Sá 17. LUCIENE LOUREDO DE OLIVEIRA – Deputado Rafael Favatto 18. CLAUDIO CARDOSO HUGUINIM 19. MARIA BORGES DOS SANTOS 20. MARIA JOSE GAGNO GRILLO 21. PAULO MARCOS LEMOS 22. PEDRO PAULO DE SOUZA 23. RENATA BAPTISTA GORAYEB VARGAS 24. ROSANGELA RIBEIRO BARCELLOS 25. RUY DE OLIVEIRA MATTOS 26. SANDRA MARIA CUZZUOL LÓRA 27. SERGIO FIGUEIRA SARKIS FILHO 28. TATIANA SOARES DE ALMEIDA 29. VALENTIM PEROZINI NETTO – Deputado Almir Vieira 30. VALMIR CASTRO ALVES