Encontro Técnico foi realizado pela Casa da Cultura e Turismo de Barra de São Francisco

225

No último dia 20 de abril de 2021, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Barra de São Francisco, realizou um Encontro Técnico de sua equipe, com objetivo de promover um momento de estudo e planejamento para o fomento de um planejamento estratégico e a um plano de ações a serem desenvolvida com efetiva participação de toda equipe que atua na atual Gestão Cultura do município de Barra de São Francisco

A formação e estudo contou com a apresentação do Agente Cultural e Diretor de Projetos, Luciano Guimarães de Freitas, que a convite da Secretária Municipal de Cultura e Turismo de Barra de São Francisco, Israelle Candido, e do Prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD), passa a integrar a equipe da Secretaria de Cultura a partir desde o último dia 19 de março de 2021.

Pronunciamento de Luciano Guimaraes

Parece que foi ontem, e as lembranças passam em minha memória como na película de um filme repleto de saudade e memória de momentos tão especiais. Vovô Valdir e Vovó Geni, administravam o Avenida Hotel no Centro de Barra de São Francisco, na saída da Escola João Bastos.

Anossa diversão era pular na pinguela de madeira do Rio Itaúnas. Depois, fui estudar no antigo Pitágoras, que iniciou o Galpão da Prefeitura Municipal, depois se mudou para o antigo Colégio Santa Terezinha, onde trazemos o aprendizado e ricos ensinamentos de importantes Mestres e Mestras.

Professor Marpson, Junior Borém, Tia Graça e Tia Rosa, Tia Célia Carvalho, Zilma Matos, Juliana Borém, e tantas e tantos educadores que participaram de nossa formação. Ainda tive a oportunidade de estudar na Escola João XIII.

Faz mais de 20 anos, desde quando ainda adolescente nos mudamos de São Chico, na época ainda uma pacata cidade do interior capixaba. E hoje, retornar para a cidade onde vivi a minha infância é motivo de imensa gratidão e felicidade.

Atuamos nos últimos 16 anos na cultura capixaba, tendo iniciado no Cineclube Eco Social, em novembro de 2004 no município de Águia Branca – ES. Hoje estou Secretário Geral do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros – CNC.

Barra de São Francisco, vive intenso processo de desenvolvimento e crescimento, quando passo pela Rua Corel Djalma Borges, a casa onde morei hoje é um prédio, semelhante onde hoje é o Barra Gril, que antes era uma das casas onde morei, ao lado do antigo Comércio Casa do Fumante.

Quero agradecer do fundo do coração a Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Israelle Cândido, e ao Prefeito Enivaldo dos Anjos, pelo convite e a oportunidade de contribuir com a nossa amada Barra de São Francisco.

Esperamos colaborar para que daqui a 04 anos, o desenvolvimento cultural francisquense seja um modelo de referência a nível regional, estadual e nacional”.

Secretária Israelle Candido se manifesta

Estou muito feliz que o Luciano tenha aceitado o nosso convite. A nossa “família” está crescendo e é uma equipe com habilidades importantes para nossa pasta. O Luciano, além de respirar esse mundo dos programas culturais ele ainda traz toda uma alegria e disposição.

Ele está no lugar certo! Estamos todos muito animados e com sede de ação! Já estamos desenvolvendo um planejamento técnico e vamos com tudo para poder explorar esse mundo dos projetos. Nosso grupo já se mobiliza para organizar o sistema de cultura, conselho, plano e fundo. Já foi sancionada a LICC (Lei de Incentivo a Cultura Capixaba) e quanto a Lei Aldir Blanc, ainda há uma luz no fim do túnel.

A aprovação da PL 795 que foi feita na Câmara de deputados, faz com que ela permita o uso do recurso. O presidente sancionando a aprovação que foi feita na Câmara, aguardaremos somente a sua normativa de como será usado.

Com isso, teremos a oportunidade de empenho e aplicabilidade. Enquanto não podemos realizar as atividades presenciais, vamos cuidar da parte interna que é extremamente importante. Porém, até tudo se normalizar, as atividades virtuais é um plano que também seguiremos.