Pelo menos 15 prefeitos e mais de 100 vereadores da região noroeste do Espírito Santo asseguraram na manhã desta sexta-feira, 27, em Barra de São Francisco, que vão apoiar a candidatura à reeleição do governador Renato Casagrande, caso este decida disputar o cargo novamente. O encontro de lideranças, convocado pelo prefeito de Barra de São Francisco Enivaldo dos Anjos, que deverá ser coordenador regional da campanha de Casagrande na região, contou com a presença de 9 prefeitos, dois deputados federais e dezenas de vereadores da região e, todos falaram a mesma língua: Querem a reeleição de Renato Casagrande. Considerado o principal apoiador do governador Renato Casagrande (PSB) na região Norte do Estado, Enivaldo dos Anjos lembrou que a campanha eleitoral ainda não começou e o governador ainda não disse que será candidato. “Temos que mostrar ao governador que ele é não candidato dele, mas nosso candidato, para que ele não se sinta constrangido e saiba que nós precisamos dele no governo para continuar o excelente trabalho que vem fazendo em prol dos municípios.”
A reunião aconteceu em Barra de São Francisco, no Sítio do Odílio, à margem da ES-320, logo após a AABB, e terminou com um almoço para mais de 120 pessoas presentes, a maioria vereadores, prefeitos e secretários municipais da região. “O encontro visa à discussão do processo eleitoral, para pedir o apoio dos demais prefeitos à reeleição de Renato Casagrande, mas também queremos discutir candidaturas a deputado estadual e federal na região, que estejam alinhadas com o projeto de reeleição do nosso governador e também criar a condição de termos uma participação no governo estadual do tamanho do eleitorado da região Norte do Estado.” “Casagrande é municipalista, um dos poucos que trabalhou com os municípios e o que mais ajudou o Norte do Estado com obras.
O governador ainda não está fazendo campanha, mas nós precisamos reconhecer e manter a boa situação administrativa e financeira do governo estadual”, disse dos Anjos. O prefeito de Pancas, Dr. Sidiclei, presidente do Cim-Noroeste, consórcio que reúne 15 municípios capixabas e Mantena (MG), foi o primeiro a discursar no encontro. “Os prefeitos que não vieram me autorizaram a falar em nome deles e estão todos fechados com a reeleição do governador Renato Casagrande. “Temos que pregar para todos que a boa política tem que continuar, quando está dando certo, a gente não tem motivo para trocar, temos que ser gratos. Onde o governador colocar o pé nós vamos colocar o nosso”, afirmou. A prefeita de São Domingos do Norte, Ana Malacarne, disse que se começasse a enumerar as obras que o governador levou para seu município eles só iriam almoçar o almoço iria demorar muito
“Lá a gente não precisa ter medo, se for por nós, ele (Casagrande) vai voltar. É prazeroso ver o governador visitar os municípios, ver o governador anunciar obras por todos os lados. Estamos juntos nessa caminhada.” O prefeito de São Gabriel da Palha, Tiago Rocha, disse ter ficado feliz com o convite para a reunião e elogiou o prefeito de Barra de São Francisco pela iniciativa. “Estamos aqui muito felizes com o convite. Esse debate tem que acontecer mais vezes, vai ajudar muito o governador Renato Casagrande, porque nós estamos aqui reunidos em prol da reeleição de Casagrande e queremos propor uma nova reunião muito em breve para levantar pautas e ajudar o governador. Deus só dá o fardo pra quem aguenta carregar”, disse elogiando o trabalho de Casagrande e dos prefeitos.
Para o prefeito de Alto Rio Novo, Luiz Américo Borel, a reeleição de Casagrande tem que ser um compromisso de todos os prefeitos e vereadores da região noroeste. “Já disse para o governador em diversas ocasiões: Conte com Alto Rio Novo. Lá nos estamos fechados, prefeito, vereador e população em prol da reeleição do nosso governador.” Uelikson Boone, o Bolinha, prefeito de Vila Pavão frisou que o fortalecimento do projeto de reeleição do governador Renato Casagrande é um compromisso dele e das principais lideranças do seu município. “Essa iniciativa (encontro de lideranças) é importante, estamos saindo na frente, a gente não precisa ficar com ciúmes dos colegas porque o governador tem atendido a todos os municípios sem olhar bandeiras partidárias.
A acessibilidade ao governador Renato Casagrande é muito forte, e nós, como representante do povo, temos que valorizar isso.” O prefeito de Águia Branca, Jailson Quiuqui, destacou que a região noroeste tem um peso político muito grande e o governador não tem medido esforços para contemplar todos os municípios com obras e recursos para diversos projetos. “Estamos aqui reafirmando nosso compromisso com o governador, queremos também apoiar a indicação de um vice da região norte do Estado ou mesmo indicado pelas nossas lideranças. Não temos dúvida nenhuma, todo mundo está junto com o governador Renato Casagrande e temos que destacar a importância dos tanto quanto os prefeitos.De todas as maneiras estamos junto com o governador”, pontuou.
Herminio Hespanhol, prefeito de Mantenópolis, começou a sua fala parabenizando o prefeito Enivaldo dos Anjos pela iniciativa. “Conheço o Enivaldo há muitos anos e depois que me tornei prefeito, estreitamos nossos laços de amizade. O governador, só na sua visita recente à região, anunciou quase 200 milhões de obras. Só o asfalto da ES-320, entre São José e Santa Luzia, em Mantenópolis e entre Santa Luzia a Barra de São Francisco, são mais de R$ 130 milhões. Nós, com certeza, estamos juntos pela reeleição do nosso governador. Somos uma família e temos que ir junto com Casagrande.” Representando o prefeito de Ecoporanga, Elias Dal’Col, o presidente da Câmara de Vereadores do município, Nem Gari, parabenizou o prefeito Enivaldo pelo encontro: “É um maestro da região norte.” Nem Gari lamentou os ataques ao governador Renato Casagrande, nas redes sociais e disse: “Temos que ser gratos e o Espírito Sando, em todos os lados, tem que reconhecer o trabalho do governador. Na política temos que apoiar quem ajuda o município. Gratidão gera reeleição.”
O prefeito de Água Doce do Norte, Abraão Lincon Elizeu, começou sua fala dizendo que aprendeu muito com o prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, que o colocou na política. “Uma das coisas mais importantes que aprendi com ele (Enivaldo) é ser leal com quem ajuda o município. Casagrande vai colocar, além do que já deu, mais R$ 257 milhões em Água Doce do Norte. Precisamos dar mais de nós pela reeleição dele”, conclamou. A vereadora Elza Ker, de Mantenópolis, falando em nome dos demais vereadores presentes, foi lacônica, elogiou muito o trabalho do prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo de quem disse ser admiradora desde quando ele era deputado e garantiu que Mantenópolis está fechada com a reeleição do governado
“Nosso município está com o prefeito Herminio e o governador Renato Casagrande.” Deputados federais Encerrando os discursos, os deputados federais Paulo Foletto (PSB)e Neucimar Fraga (PP), também hipotecaram apoio e pediram empenhos dos prefeitos, e vereadores e outras lideranças municipais pela reeleição do govenador. “Vereadores, vocês vão carregar o andor. Esse time aqui é Renato Casagrande. Vamos esquecer a política nacional, esquecer esse embate de direita e esquerda, temos que cuidar do nosso terreiro, temos que cuidar da reeleição do nosso governador Casagrande no primeiro turno”, convocou o ex-secretário estadual de Agricultura, Paulo Foletto.
O vice-líder do PP na Câmara dos Deputados, Neucimar Fraga, destacou que a política é uma ‘ferramenta civilizatória’ e que abre espaço para todos. “Temos aqui dois exemplos: Um cozinheiro que virou chef, o prefeito de Mantenopolis, um camelô que virou prefeito e deputado federal”. “O governador está bem, pra que vamos tirar, se os municípios estão satisfeitos, os vereadores estão satisfeitos. O Espírito Santo é um estado que não tem dívidas. Tem gente que diz que não vai votar no Casagrande porque ele é de esquerda, mas ele é um homem direito, um homem que só fez o bem pelo nosso Estado.
Por; Weber Andrade