Em 31 dias, João Rufino faz a diferença com trabalho e transparência em Mantena

3389
João Rufino, prefeito de Mantena

Aqueles que não acreditavam no potencial, na competência e no dinamismo do prefeito de Mantena, João Rufino (PSB), agora estão vendo o outro lado do homem, ele que venceu as eleições municipais, assumiu os destinos do município, não perdeu tempo, montou sua equipe, arregaçou as mangas e partiu para o trabalho.

Mantena vive outra realidade em apenas 31 dias de administração pública. O prefeito apesar de ter pegado um município cheio de problemas, dívidas, pagamento de funcionários atrasados, a cidade cheia de lixo e entulho, pontes e estradas em péssimo estado de conservação, obras paralisadas, maquinários e veículos sucateados, entre outros não parou no tempo e foi a luta.

Iniciou da administração do prefeito:

Determinou via imprensa que todos os aparelhos de telefone celulares que eram utilizados por funcionários da prefeitura de Mantena na gestão anterior fossem devolvidos sob pena de serem acionados judicialmente.

O vereador Anderson Branca de Neve (PSDB), o quinto mais votado com 526 votos foi escolhido o líder do prefeito na Câmara Municipal.

A questão de pagamento dos funcionários da prefeitura, referente ao mês dezembro de 2016, não pagos pela administração anterior foram quitados.

Em apenas 4 dias como o novo prefeito de Mantena, João Rufino abriu as portas da prefeitura para o público e cerca de 500 pessoas foi visitá-lo.

A pista de caminhada recebeu atenção especial para que as pessoas possam praticar seus exercícios físicos diariamente através das caminhadas.

As ruas continuam sendo lavadas e o lixo sendo recolhido diuturnamente. Estradas estão sendo patroladas para dar condições para o tráfego de veículos e escoação da produção.

Maquinários e veículos estão sendo recuperados aos poucos e as colocando-as para prestar serviços a população, tanto na sede como no interior. As ruas dos bairros que dão acesso aos distritos estão sendo patroladas também. Muitas estradas no interior foram encontradas em péssimo estado de conservação, mas agora estão sendo recuperadas.

A secretaria municipal de saúde iniciou o ano a todo vapor com médicos atendendo as pessoas, inclusive o carro que leva as pessoas para hemodiálise já está encaminhando as pessoas para tratamento.

A secretaria de transporte está atuando fortemente naquele setor e as ambulâncias já estão sendo recuperadas e sendo abastecidas para atender as necessidades das pessoas que por ventura venham a precisar das mesmas. Os médicos foram recontratados e os PSFs estão funcionando normalmente.

O lixo, entulho, lavagem de rua e varrição de rua está sendo feito diuturnamente. Tem ruas em Mantena que durante os últimos quatro anos nem o lixo era recolhido, mas hoje além do mutirão de limpeza constante, as ruas estão recebendo atenção especial da administração de João Rufino e sua equipe.

Algumas Praças de Lazer em alguns bairros de Mantena estavam abandonadas, cheia de matos e lixo, mas aos poucos o visual novo vai se tornando realidade. As Praças estão sendo cuidadas e as famílias já podem se divertir nas áreas de lazer limpas e bem cuidadas.

Em Mantena, não há casos registrados de febre amarela, mas mesmo assim, a Secretaria de Saúde do município disponibilizou doses da vacina para parte da população.

Trabalhar unidos e vestir a camisa de uma administração são de fundamental importância, principalmente para a população em geral que espera dos administradores e sua equipe muito trabalho, tratamento especial e bons serviços prestados a sociedade.

Para manter todos unidos foi até realizado nestes 31 dias um café pela manhã com as presenças de todos os Secretários da Prefeitura de Mantena. O encontro foi realizado na sede da Assoleste.

O principal tema tratado na referida reunião foi em relação a prevenção da saúde Bucal, que, inclusive contou com a presença dos odontólogos que atende a saúde em Mantena.

O prefeito João Rufino esteve pessoalmente na Delegacia de Polícia Civil de Mantena conversando pessoalmente com o delegado Claudionor Batista dos Santos.

. Rufino esteve naquela delegacia para tratar de alguns assuntos de interesses daquela delegacia e principalmente em se tratando de município.

O prefeito de Barra de São Francisco, Alencar Marim (PT), esteve fazendo uma visita ao prefeito de Mantena, João Rufino (PSB). O encontro foi mais para uma aproximação maior entre os dois municípios vizinhos. Uma cordialidade entre os dois prefeitos para manter os bons laços de amizades, e é claro, unir ainda mais a população dos dois municípios.

O prefeito recebeu em seu gabinete, no prédio da prefeitura da cidade, policiais Militares Ambientais.

Os agentes conversaram com o prefeito sobre as ações que estão sendo realizadas no município, dentre elas as intensificações das fiscalizações em áreas de preservação ambiental, e caça predatória e o cumprimento da legislação em vigor no tocante à preservação da natureza no município.

Os policiais também solicitaram a realização de parcerias de trabalho no município, visando a intensificação das ações de fiscalização, onde o prefeito ressaltou que o município dará total apoio neste trabalho que é de suma importância para a preservação ambiental.

Mantena tem um dos melhores estádios da região, o Rafael de Carvalho, palco de grandes jogos e grandes emoções, mas ultimamente tem sofrido muito com as enchentes. Volta e meia vem os temporais, parte da cidade é inundada e como sempre o estádio também sofre com as inundações.

O novo secretário de esportes da prefeitura de Mantena, o radialista Valsair Lima já iniciou a recuperação do gramado e outras partes afetadas pelas enchentes e espera em breve promover competições.

A nova gestão do prefeito de Mantena também deu clareza e transparência em suas ações para que todos os interessados pudessem participar de licitações. Já aconteceu, inclusive, a licitação para a contratação de veículos para o transporte escolar no município.

João Rufino viu com tristeza os recursos de R$ 1.556,812,78.   ir para o “ralo” e ele esteve visitando os moradores do Bairro Boa Esperança e acompanhando de perto o trabalho da equipe da secretaria de obras responsável pela limpeza da cidade.

Rufino esteve pessoalmente vistoriando à obra asfáltica feita pela gestão anterior, que foi levada pela enxurrada, obra esta orçada em R$ 1.556,812,78.  Muita grana jogada pelo ralo, que, possivelmente os responsáveis terão que prestar constas ao Ministério Público, ao Tribunal de Contas-MG e a justiça.

A Secretaria do Meio Ambiente da prefeitura de Mantena estão realizando melhorias ao redor da cidade, que, inclusive, vem ganhando um novo visual, destaque e elogios. É só observar como tem melhorado em muito o visual, onde a limpeza e pintura da pista de caminhada estão sendo feito.

Uma das preocupações do prefeito assim que tomou conhecimento da real situação da escola E.M. Do distrito de          Limeira, no interior de Mantena, foi a de determinar a Secretaria de Educação da imediata providência.

Preocupados com a segurança das crianças, funcionários e demais membros da escola na comunidade entraram em contato o prefeito e ele atendeu de imediato o pedido para fazer a manutenção no telhado do pátio da escola que se encontrava em precário estado de conservação e correndo risco de desabar a qualquer momento.

A prefeitura de Mantena continua com o mutirão de limpeza em todos os cantos, pois a cidade foi encontrada com lixo e entulho por todos os lados.

As obras do calçamento da Rua Cricaré no bairro Tropical estava parada e só teve continuidade graças ao empenho do prefeito, e da Secretaria de Planejamento do município.

O prefeito quer fazer parceria com a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) e empresários e vai tentar criar um polo industrial no município.

Em Assembleia Geral realizada no último dia 19/01/2017, foi escolhido por consenso como novo Presidente do CIMLESTE o prefeito de Mantena, João Rufino (PSB), para o período janeiro a dezembro 2017.

O prefeito já se reuniu com alguns empresários e produtores rurais de Mantena a convite do banco Sicoob.

O prefeito continua percorrendo todo o município para ver de perto a real situação encontrada por ele nesses mais de 20 dias a frente da prefeitura.

Rufino tem ficado “estarrecido” ao realizar visitações, ao interior, pois ele tem visto um verdadeiro descaso para com a população e principalmente com o bem público com PSF com problemas estruturais e as instalações são de 1980, sendo que nada se fez nesse tempo todo para melhorias.

O prefeito tem encontrado pontes caídas e estradas em péssimas estado de conservação e praticamente sem condições para o trafego de veículos. Tem telhados de escola a mais de 14 anos quebrado, e colocando em risco a vida dos professores e alunos, além de obra abandonada desde 2014.

O presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojista) de Mantena, João Ernesto tem se reunido periodicamente com o prefeito João Rufino com participação do secretário de Indústria e Comércio Mauro Pereira que está bastante empolgado e com ideias maravilhosas para o município de Mantena.

João Rufino também mostrou seu lado bom e amor ao próximo, pois ele tirou um tempinho para visitar o amigo e Secretario Municipal de Administração e Fazenda da prefeitura de Mantena Jorge Verano que está internado a vários dias em um hospital de Governador Valadares e se recupera bem. O estado de saúde dele e instável.

O prefeito visitou ainda o senhor Germino ex-patroleiro da Prefeitura de Mantena que também está internado.

O titular da Secretaria Municipal de Cultura da prefeitura de Mantena se reuniu com artesãos e feirantes na sede da referida pasta. O encontro reuniu quase a totalidade dos expositores que participam da feira da cidade.

A feirinha que acontece todas as quintas-feiras e é uma atração turística de Mantena já que muitas pessoas de municípios vizinhos vêm curtir o que há de melhor na feira mantenense.

A administração do prefeito de Mantena, João Rufino (PSB) está indo de vento em poupa, e olha que são só 31 dias, e ele mostra que administrar não é para qualquer um, e sim para quem tem competência, dinamismo e visão.

Rufino assinou ordem de serviço para conclusão de três pontes e dois bueiros. As pontes, por exemplo, serão todas em concreto.

As pontes serão construídas nos seguintes locais: Córrego São Francisco e Córrego Turvinho, os Bueiros serão feitos no Córrego Turvinho e Córrego Boa Vista. Foi autorizado ainda pelo prefeito João Rufino o início das obras de drenagem e pavimentação da Rua Vereador João Fernandes, mais conhecido como a antiga lagoa, no centro de Mantena.

O prefeito que está a frente do executivo a um mês, disse ainda que possivelmente nesta semana serão assinadas ordens de serviço para a construção de mais seis pontes.