Eleição direta define na 5ªfeira a lista tríplice para a Educação

293

Antiga secretária encabeça a lista de cinco candidatos à lista tríplice. Nome do titular da pasta vai sair no dia 27

Elcimar, secretário de Administração, reunido com o prefeito Enivaldo: ele coordena a eleição para secretário de Educação

A Secretaria de Administração e Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco publicou o Ato 003, que torna público o local e horário de votação que indicará uma lista tríplice da qual sairá o novo secretário municipal de Educação, último cargo de primeiro escalão que falta ser definido pelo prefeito Enivaldo dos Anjos.

O ato divulgado informa que a eleição para formação da lista tríplice ocorrerá no dia 21 de janeiro, quinta-feira, das 8 às 17 horas, no auditório da antiga escola Santa Terezinha, que é uma espécie de centro administrativo e de serviços da Prefeitura, abrigando a as Secretarias de Educação, Administração, Meio Ambiente, além dos setores de Contabilidade, Tesouraria e vários outros órgãos, como Junta Militar, Sine e Fisioterapia.

Terão prioridades para votar as grávidas, portadores de necessidades especiais e pessoas com dificuldade de locomoção, mesmo que temporária. “Cada candidato deverá indicar um fiscal para o pleito, para garantir a total transparência da escolha”, disse o secretário de Administração, Elcimar de Souza Alves.

Encerrada a votação, a mesma comissão eleitoral nomeada pela administração fará a apuração dos votos. O resultado terá divulgação imediata. O novo secretário será conhecido no dia 27 de janeiro.

INSCRITOS

A disputa eleitoral para figurar na lista tríplice atraiu a inscrição de cinco servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semec). A ordem dos nomes na cédula foi definida por sorteio realizado pela Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos e é a seguinte: Delma do Carmo Ker e Aguiar, Marilson Borjaile, Mateus Moreira Dias, Magda de Almeida Rezende e Laucenir Alves de Souza e Faria.

O município tem 32 escolas sob sua gestão e a secretária de Educação da gestão passada, de Alencar Marim (Podemos), Delma do Carmo, está entre os inscritos para o escrutínio. A nomeação do titular ou da titular da Educação será no dia 27 de janeiro, após cumpridas todas as etapas do processo eleitoral, que é coordenado pelo secretário Elcimar de Souza Alves.

A comissão eleitoral, com cinco membros, foi indicada pelo prefeito, sendo composta, além de Elcimar, ainda pela secretária municipal de Fazenda, Clemilda José Satil Sala; pela subsecretária de Educação, em exercício da titularidade, interinamente, Lusiane Guaitolini Matias de Assis; e pelos servidores Eudiene da Silva Marcelino e Roberto Ribeiro Martins.

O prefeito Enivaldo dos Anjos baixou decreto estabelecendo a eleição direta para escolha do secretário de Educação por entender que, “ninguém melhor do que os profissionais de educação do município para saberem quem está melhor preparado para conduzir os destinos da pasta”. E acrescentou que o futuro secretário terá metas a serem atingidas.

Conhecida a lista tríplice, começará o processo de escolha do secretário. Nos dias 25 e 26 de janeiro, os candidatos constantes da lista deverão encaminhar seus planos e projetos para a educação a fim de serem examinados pelo prefeito Enivaldo dos Anjos. A data prevista no Decreto para nomeação do secretário é dia 27 de janeiro, sendo que o titular da pasta terá mandato de dois anos, até 31 de dezembro de 2022, sendo sucedido por quem for escolhido em nova e similar eleição, a ser realizada no último trimestre de 2022.

Em caso de morte, renúncia ou exoneração de quem for nomeado para o cargo, antes do vencimento de seu mandato, o prefeito poderá nomear qualquer pessoa para ocupá-lo até vencer o prazo de validade da eleição. (Com informações da Secom/BSF)