Dr. Wanderson consegue mais de R$ 2 milhões para construção de esgotamento sanitário em Ariranha de Mantena

484
Prefeito Wanderson Coelho
Prefeito Wanderson Coelho

O Prefeito de Mantena assinou termo de compromisso diretamente com a Presidente em proposta direta da administração elaborada pelo Departamento de Convênios da Prefeitura junto a FUNASA e selecionada entre centenas de propostas em todo Brasil no valor de R$ 2.242.000,00 (Dois milhões, duzentos e quarenta e dois mil reais), visando a construção de esgotamento sanitário e da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do Distrito de Barra do Ariranha em Mantena. A obra deve começar em 45 dias. O objetivo final é de que Ariranha atinja 100% de água e esgotos tratados.

A Prefeitura de Mantena já publicou Licitação para Contratação de empresa para construção do Sistema de esgotamento sanitário e estação de tratamento de esgoto no distrito de Ariranha e a obra deve começar dentro de 45 dias.

O termo de compromisso assinado diretamente com a Presidenta Dilma é resultado de proposta direta da administração elaborada pelo Departamento de Convênios da Prefeitura junto a FUNASA e selecionada entre centenas de propostas em todo Brasil.

Atualmente o distrito de Barra de Ariranha conta com 100% de sua população com rede de abastecimento de água, e para rede coletora implantada pelo SAAE este índice abrange também toda a localidade, porém apenas 78% das edificações estão ligadas. Contudo todo este esgoto coletado é lançado in natura no Rio São Miguel que corta o distrito.

O SAAE além de ter ampliado significativamente a extensão da rede coletora, também vem desenvolvendo um trabalho de implantação de interceptores e da Estação de Tratamento de Esgotos – ETE, que visa retirar todo o esgoto lançado no Rio São Mateus.

A ETE indicada para a localidade será do tipo compacta em concreto, prevista para atender toda população em fim de plano. O sistema de tratamento projetado consta das seguintes unidades: Tratamento preliminar; Reator Anaeróbio; Filtro Anaeróbio e Leitos de Secagem do Lodo.

O Sistema proposto tem como principal vantagem a ocupação de área menor e boa eficiência, sendo o processo de tratamento em nível secundário.

BENEFÍCIOS

Com a implantação do Sistema de coleta, interceptação e tratamento dos esgotos do distrito de Barra do Ariranha, a comunidade local poderá usufruir das águas do Rio São Miguel, sem a preocupação com a proliferação de vetores transmissores de doenças de veiculação hídrica.

Podendo inclusive aproveitar a condição de balneabilidade do rio, sendo que para o consumo humano da água tem que haver um tratamento adequado.

Outro benefício importante está no aspecto visual, que ao proceder a interrupção dos lançamentos elimina a carga poluidora resultante dos esgotos domésticos.

O autor do Projeto foi o Engenheiro Alberto Oliveira Chaves – CREA- MG – 68.765d/