Dia D da Campanha Antirrábica vacinou 1.400 cães e 201 gatos Barra de São Francisco

143

A Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria de Saúde e o Centro de Vigilância Ambiental/Zoonoses realizou, no último sábado (23), o dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica. O total de cães vacinados foram de 1.400. Já o total de gatos vacinados foram 201.

A campanha continua em algumas áreas rurais do município de Barra de São Francisco, que não foi possível realizar devido a chuvas e no setor de vigilância de segunda a sexta feira, de 7 as 17 até dia 05/11. Durante todo dia do sábado, as equipes vacinaram cães e gatos em vários pontos da cidade.

A raiva é uma doença transmissível, caracterizada pelo contágio direto, através da mordida ou arranhões de animais que estejam contagiados. As equipes continuarão o trabalho de vacinação nas comunidades nos próximos dias.

Segundo a Coordenadora do Centro de Vigilância Ambiental/Zoonoses, Patrícia Moura, “é importante lembrar que a vacinação é uma proteção não apenas para o animal, mas para as pessoas também, pois a partir do momento em que o animal tem a doença, ele pode transmitir a raiva para os humanos, através de mordidas e a vacina é a forma mais eficaz de evitar a doença”, destacou.

A meta da campanha de vacinação é imunizar 80% da população de cães e gatos do município.