Deputado reivindica Farmácia Cidadã para região Noroeste

1464

Atento às necessidades da população da região Noroeste do Estado, o deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) solicitou ao secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, a instalação de uma Farmácia Cidadã Estadual em Barra de São Francisco, com a finalidade de beneficiar uma população regional de aproximadamente 100 mil pessoas, alcançando, ainda, Mantenópolis, Águia Branca, Água Doce do Norte e Ecoporanga.

No pedido feito ao Secretário de Saúde, o deputado lembrou a necessidade de se ampliar o acesso aos medicamentos e de aprimorar a qualidade dos serviços ofertados aos usuários de medicamentos de alto custo do Estado e o fato de Barra de São Francisco ter o Hospital Dra. Rita de Cássia, que é referência na região Noroeste.

“A Farmácia Cidadã é instalada em municípios estratégicos e Barra de São Francisco cumpre esse requisito, pois pacientes e usuários da rede pública estadual de saúde são atendidos pelo Hospital Dra. Rita de Cássia. A instalação da Farmácia em Barra de São Francisco vai humanizar, dar agilidade e melhorar a qualidade do atendimento prestado aos usuários desses medicamentos de alto custo, além de ampliar o acesso aos tratamentos”, disse Enivaldo.

O projeto Farmácia Cidadã foi criado, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, para trazer ao estado um conceito moderno em farmácia pública com maior disponibilidade de medicamentos, estrutura física adequada, ambiente climatizado, atendimento farmacêutico especializado, informatização e desburocratização, além da disponibilização de serviços pela internet e comunicação via torpedo.

Os medicamentos disponíveis nas Farmácias Cidadãs Estaduais pertencem ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), que consiste em uma estratégia de acesso a medicamentos no âmbito do SUS, caracterizado pela busca da garantia da integralidade do tratamento medicamentoso, em nível ambulatorial, cujas linhas de cuidado estão definidas em publicados Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) publicadas pelo Ministério da Saúde.