Delma, Magda e Laucenir compõem lista tríplice para a Educação

1063

Apuração demorou apenas 22 minutos. Delma teve 40% dos 202 votos válidos, Magda teve 31,2% e Laucenir ficou com 24,2%. A nova secretária será conhecida no dia 27.

As professoras Delma do Carmo Ker e Aguiar, Laucenir Alves de Souza e Faria e Magda de Almeida Rezende vão concorrer à indicação para a titularidade da Secretaria Municipal de Educação de Barra de São Francisco. Elas foram as mais votadas entre os cinco candidatos inscritos para a eleição direta, que ocorreu nesta quinta-feira (21), no auditório da pasta, no antigo Colégio Santa Terezinha.

Participaram do pleito 204 dos 310 eleitores aptos. Dois votos foram nulos, portanto, 202 votos válidos. Delma, ex-secretária municipal na gestão de Alencar Marim (Podemos), que antecedeu o atual prefeito Enivaldo dos Anjos, foi a mais votada com 80 votos, o que representa 40% de preferência entre os educadores do município.

A segunda colocada foi Magda Rezende com 63 votos e a terceira foi Laucenir Alves com 49 votos. Os outros dois candidatos somaram apenas dez votos: Maurício Borjailes teve oito votos e Mateus Moreira, que tem apenas 26 anos, teve dois votos. Por coincidência, Delma, Magda e Laucenir estavam entre as primeiras pessoas a votar na manhã de hoje.

AO VIVO

Além de uma eleição inédita para escolha da futura secretária de Educação, o município ainda inovou ao transmitir, ao vivo, pelo site da Prefeitura a apuração dos votos, que ocorreu em exatos 22 minutos, quando o secretário de Administração e coordenador da Comissão Eleitoral, Elcimar Alves de Souza, proclamou o resultado oficial e agora vai encaminhar a lista tríplice para o deputado Enivaldo dos Anjos.

Na próxima semana, nos dias 25 e 26 de janeiro, as três candidatas terão a oportunidade de defender, perante o prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD), os seus respectivos projetos para a Educação no município. No dia 27, quarta-feira, o prefeito vai anunciar qual o melhor projeto e quem ocupará a Secretaria de Educação pelos próximos dois anos, conforme prevê o edital que convocou a eleição direta.

CONHEÇA AS CANDIDATAS

A escolha de três mulheres para a lista da qual sairá a titular da Secretaria de Educação garante uma proporcionalidade de 43% de representatividade feminina no secretariado do prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD). São 14 integrantes do primeiro escalão, dos quais, atualmente, cinco são mulheres. A sexta virá da Educação.

DELMA KER

Delma do Carmo Ker e Aguiar, 48 anos, casada, mãe de dois filhos, foi secretária de Educação na gestão passada, do prefeito Alencar Marim (Podemos). Educadora há mais de três décadas, possui experiência em todas as etapas da educação básica, iniciando nas escolas do campo.  Também com experiência na coordenação e professora em nível universitário.

Formada em Pedagogia e História, pós-graduada em Psicopedagogia, Administração Escolar e Gestão Escolar, Delma nasceu em Mantena (MG) e, atualmente, está cursando mestrado. Seu plano de trabalho está focado na qualidade do ensino público oferecido aos alunos, com metas de curto, médio e longo prazo, alinhadas com as tecnologias do novo momento.

Sua principal bandeira é manter o crescimento dos alunos no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que em 2018 e 2019 mostrou os melhores resultados do município em todos os tempos. Ela trouxe para Barra de São Francisco a experiência de 12 anos na Secretaria de Educação de Mantenópolis, município vizinho.

MAGDA REZENDE

Magda de Almeida Rezende, 46 anos, gosta de salientar valores pessoais antes dos profissionais: filha de Maria Isaura de Almeida e Genadio Cardoso, mãe, esposa, irmã, amiga e professora, “tantas são as identidades que nos constituem e nos fazem seres humanos melhores, mais responsáveis e mais zelosos que às vezes nem nos damos conta, são estas identidades que nos fazem estar em várias posições tanto na vida pessoal quanto na profissional”.

Profissionalmente, Magda atua no magistério da cidade de Barra de São Francisco há mais de 25 anos, como professora em todas as modalidades de ensino, tendo sido também diretora escolar e coordenadora pedagógica. Diz que conhece “as dores e as delícias de ser professora e nessa perspectiva da educação com oa relação entre seres humanos”, é que se apresenta como candidata.

LAUCENIR ALVES

Laucenir Alves de Souza e Faria tem 53 anos, nasceu em Barra de São Francisco, e ressalta sua experiência de 27 anos no setor educacional do município, onde exerceu funções de professora, coordenadora, supervisora, diretora e, atualmente, inspetora no município de Mantena (MG).

Sua campanha teve como prioridade promover a participação direta de todos os interessados, profissionais da educação, por meio de videconferências, para que ajudem a construir decisões democráticas e em sintonia com os interesses da comunidade, tais como creche em tempo integral, avaliação interdisciplinar, capacitação com professor referência e projeto de reforço com alunos do 5º ao 9º ano.