Definição da presidência executiva do Santos acontecerá no próximo dia 22

448

A reunião de hoje, 19, no início da noite, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semec), no antigo Colégio Santa Teresinha teve um grupo seleto de pessoas interessadas na reavivação do Santos Futebol Clube, de Barra de São Francisco, mas sem definição de comando definitivo, como já era esperado.

O prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD), presidente de honra do “Terror do Norte”, conduziu o debate, acompanhado, inicialmente, na mesa, pelos vereadores Emerson Lima (PSD) e Leandro Ais (Cidadania). Mais tarde também compareceu o vereador Jadeir Brum (Republicanos).

Entre os possíveis candidatos à presidência executiva, estavam o empresário Marlon Toledo e o superintendente da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Urbanos, Levindo Pimenta Neto, o Neto Pimenta. O outro possível candidato, advogado Paulo Roberto Araújo, o Paulo Pogito, não esteve presente e, segundo informações, ele não tem intenção de se candidatar ao cargo, embora seu nome tenha sido apontado no meio esportivo da cidade como um dos nomes disponíveis.

Também se fez presente a secretária municipal de Esportes e Lazer Grasiele Marques, o comandante do 1º Posto Avançado do Corpo de Bombeiros, sargento Fernando Paulo, e entusiastas do esporte, formando um grupo de cerca de 30 pessoas.

Ficou definido que na próxima segunda-feira, 22 às 18h, no auditório do colégio Santa Terezinha  será feito a eleição para escolha  do presidente e o vice-presidente executivo do Clube. Enivaldo deixou em aberto a possibilidade de também já ser formada uma chapa para eleger toda a diretoria do clube.

A reunião serviu basicamente para que fossem apresentadas ideias para a formação da equipe e sua sustentação financeira, uma vez que a Prefeitura atuará como intermediária para que o clube possa ter sustentação vinda da iniciativa privada, mas também ficou definido que os candidatos a presidente vão ter que trabalhar para conseguir sócios do clube. “Somente os associados vão poder votar para eleger o presidente”, explicou Enivaldo.

Algumas ideias colocadas por Enivaldo dos Anjos receberam total apoio dos participantes, tal como a formação de uma associação que cuide da arrecadação dos recursos entre empresários e amantes do esporte em geral, com contribuição mensal para que a equipe seja formada e entre na disputa da Copa Norte, que inicia já em abril deste ano.

Uma das ideais é realizar a distribuição de prêmios mensais entre os contribuintes e o sorteio de um carro no final do ano entre eles, uma forma de recompensar o investimento. Além disso, Enivaldo assegurou que, para já, vai ser feito um bingo também de um carro, com valor que permitirá a arrecadação de 200% do valor do veículo, além de direito a uma feijoada.

Outra ideia apresentada por Enivaldo para facilitar a arrecadação de recursos é a proposta de uma parceria com a EDP/Escelsa, para que os munícipes possam contribuir com o Santos, permitindo a inclusão de um valor a ser pago na conta de luz.

“É uma forma de permitir que as pessoas que gostam do Santos e do futebol possam contribuir sem termos que mobilizar cobrança individual. Cada um escolhe o valor que pode pagar e o dinheiro é repassado ao time pelo EDP, após o pagamento da conta”, explicou.

Enivaldo disse ainda que será feita uma seleção de atletas da região que estejam dispostos a compor o time, mas, pelo menos dois atletas serão trazidos de fora – um centroavante e um goleiro – de nível nacional para ajudarem a cumprir a primeira meta, que é a conquista da Copa Norte 2020.

O comandante dos Bombeiros, Fernando Paulo, disse que já oficiou ao comando de Nova Venécia para que seja agilizada a aprovação do Estádio Joaquim Alves de Souza, para a realização dos jogos do Santos na Copa Norte.

A secretária de Esportes, Grasiele, também informou que está trabalhando no sentido de ajudar no desenvolvimento de todas as práticas esportivas, dando suporte aos vários tipos de competição que acontecem ao longo do ano na cidade e interior.

Antes do final da reunião, Enivaldo fez uma explanação de alguns planos de governo em áreas como meio ambiente, saúde e outros, como a mudança na forma de tratamento do lixo e assegurou que está buscando alavancar o futebol como forma de desenvolver toda as práticas esportivas no município.

Por: Weber Andrade