Conselho Municipal de Educação se reúne para debater sobre o retorno de 100% dos alunos

183

Representantes do Conselho Municipal de Educação realizaram, na última quarta-feira (13), uma reunião para planejamento de ações relacionadas à retomada das aulas na rede municipal de ensino.

O tema principal do encontro foi relacionado ao retorno das aulas com a presença de 100% dos alunos em sala de aula. Através de votação conselho foi favorável em manter a frequência dos alunos de maneira escalonada, para evitar mais aglomeração e manter a segurança neste período de pandemia.

Este ano, devido à pandemia, o cumprimento presencial das atividades com os alunos em sala de aula está sendo retomada de forma gradativa. Segundo a secretária, durante este ano letivo de 2021, serão disponibilizadas aulas remotas e presenciais, com direito de escolha feita pelos pais e/ou responsáveis em toda a rede de ensino de Barra de São Francisco.

O Conselho Municipal de Educação (CME) de Barra de São Francisco é órgão colegiado integrante da Administração Direta, que se reúne a cada sessenta dias  e apesar de vinculado à Secretaria Municipal de Educação tem seu âmbito de atuação pautado na autonomia seguindo de perto todas as ações e deliberando sobre os assuntos relacionados a educação do município.

Conforme informou a secretária municipal de Educação, Delma Kerr, a parceria e o diálogo permanente norteiam a relação entre a SEMED  e o CME, que através de proposições e implementação das políticas públicas adotadas no âmbito da rede escolar do município, presta um eficiente trabalho à educação municipal, sendo importante para a democratização das soluções apontadas.

Um dos representantes dos pais de alunos, Júnior Borém, destacou a importância de participar do Conselho Municipal de Educação. “Faço parte dessa turma, como representante dos pais, com muito orgulho, de fiscalizar e poder dar opinião nos rumos da Educação em nossa cidade. Ser cidadão é também participar das coisas de sua cidade. Discurso e prática, não é”, ressaltou Borém.

O Conselho Municipal compõe-se de 10 (dez) membros titulares e igual número de suplentes, nomeados pelo Prefeito Municipal, dentre pessoas de ilibada reputação e larga experiência no campo educacional, representativas do(s) grau(s) e modalidades de ensino oferecido(s) no Município de Barra de São Francisco, observando a seguinte participação:

I – 01 (um) representante da secretaria de educação;

II – 02 (dois representantes do magistério público em efetivo exercício, sendo um estadual e um municipal);

III – 01 (um) representante dos pais de alunos;

IV – 01 (um) representante dos professores de suporte pedagógico à docência.

V – 01 (um) representante do Poder Legislativo;

VI – 01 (um) representante das Associações Rurais;

VII – 01 (um) representante do Sindicato Rural Patronal;

VIII – 01 (um) representante das Associações da Sede;

IX – 01 (um) representante do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.