Comissão Especial de Granito e Rochas é instalada. Enivaldo dos Anjos é o presidente

471
Enivaldo dos Anjos entre Da Vitoria e Freitas
Enivaldo dos Anjos entre Da Vitoria e Freitas

A Comissão Especial do Granito e Rochas Ornamentais foi instalada nesta terça (17/03/2015) na Assembleia Legislativa, com a eleição da chapa única que trazia os nomes dos deputados Enivaldo dos Anjos (PSD) como presidente, Freitas (PSB) como vice e Da Vitória (PDT) como o relator.

Criada pela Resolução nº 3.934/2015, a comissão terá 120 dias para debater políticas de incentivo e desenvolvimento para o setor de granito e rochas ornamentais do Estado, que responde por 60% da produção nacional e por 80% das exportações, que somaram mais de US$ 1 bilhão em 2014.

“Outra função do colegiado é ajudar a desembaraçar a documentação necessária para que a indústria do granito possa caminhar na velocidade exigida pelos contratos firmados com compradores do exterior. Também vamos investigar denúncias de que membros da fiscalização estadual estariam cobrando propina para não multar os empresários”, acrescentou Enivaldo dos Anjos, que ainda lembrou que só na região norte do Estado, o setor gera cerca de 40 mil empregos diretos.

Da Vitória sugeriu que a comissão ouça os representantes do setor e, posteriormente, dos órgãos fiscalizadores, sobre as denúncias de corrupção e outras necessidades que podem ser levadas ao executivo. Já Freitas propôs que sejam discutidas também formas de agregar valor à produção de rochas para o desenvolvimento das pessoas e, consequentemente, das regiões norte e noroeste do Espírito Santo.

Ao final dos trabalhos, foi deliberado o convite para a participação do presidente da Associação Noroeste dos Produtores de Pedras Ornamentais (ANPO), Domingo Sávio Otaviani, na próxima reunião do colegiado, terça-feira (24). As reuniões acontecerão semanalmente, às terças-feiras, às 11 horas, no Plenário Judith Castelo.

Fonte: Karina Borgo/ Web Ales