Começa votação para lista tríplice que indicará titular da Educação

305

O prefeito Enivaldo dos Anjos determinou a eleição direta para a escolha do titular da pasta pelos próximos dois anos. Estão aptos a votar 303 eleitores e concorrem cinco candidatos.

Os educadores começaram, logo cedo, a depositar nas urnas seus votos para titular da Secretaria de Educação (Foto: Gilberto Gil/Secom/BSF)

Começou a votação que, ao final desta quinta-feira (21), apontará a lista tríplice de educadores que estarão concorrendo à indicação para ocupar a titularidade da Secretaria Municipal de Educação de Barra de São Francisco. O pleito conta com cinco candidatos e tem 303 eleitores aptos a votar, segundo divulgação da comissão eleitoral, coordenada pelo secretário municipal de Educação, Elcimar de Souza Alves.

A votação começou às 8 horas e vai até às 17 horas, na antiga Escola Santa Terezinha, onde, além da Secretaria de Educação, funcionam outros órgãos e serviços públicos municipais. A Secretaria de Educação está sendo ocupada, interinamente. De acordo com o edital de convocação, logo após encerrada a votação, haverá a apuração e divulgação dos três mais votados, que comporão a lista tríplice.

No início da próxima semana, os três integrantes da lista serão convocados a apresentar ao prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD) suas propostas para a educação do município. E no dia 27, próxima quarta-feira, o chefe do Executivo anunciará quem é o novo secretário ou a nova secretária de Educação do município pelos próximos dois anos, quando poderá ser reconduzido ou não ao cargo, por meio de uma nova eleição.

CANDIDATOS

Na primeira hora de votação, duas das concorrentes à indicação já haviam comparecido às urnas: a ex-secretário municipal de Educação do governo anterior, de Alencar Marim (Podemos), professora Delma Ker, e a educadora Magda Rezende. Saiba, pela ordem alfabética, quem são os candidatos.

DELMA KER

Delma do Carmo Ker e Aguiar, 48 anos, casada, mãe de dois filhos, foi secretária de Educação na gestão passada, do prefeito Alencar Marim (Podemos). Educadora há mais de três décadas, possui experiência em todas as etapas da educação básica, iniciando nas escolas do campo.  Também com experiência na coordenação e professora em nível universitário.

Formada em Pedagogia e História, pós-graduada em Psicopedagogia, Administração Escolar e Gestão Escolar, Delma nasceu em Mantena (MG) e, atualmente, está cursando mestrado. Quer convencer os eleitores e, depois o prefeito a escolhê-la, com plano de trabalho focado na qualidade do ensino público oferecido aos alunos, com metas de curto, médio e longo prazo, alinhadas com as tecnologias do novo momento.

Sua principal bandeira é manter o crescimento dos alunos no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que em 2018 e 2019 mostrou os melhores resultados do município em todos os tempos. Ela trouxe para Barra de São Francisco a experiência de 12 anos na Secretaria de Educação de Mantenópolis, município vizinho.

LAUCENIR ALVES

Laucenir Alves de Souza e Faria tem 53 anos, nasceu em Barra de São Francisco, e ressalta sua experiência de 27 anos no setor educacional do município, onde exerceu funções de professora, coordenadora, supervisora, diretora e, atualmente, inspetora no município de Mantena (MG).

Sua campanha (sim, a eleição para diretor conta com campanha, feita principalmente nas redes sociais) estabelece como prioridade promover a participação direta de todos os interessados, profissionais da educação, por meio de videconferências, para que ajudem construir decisões democráticas e em sintonia com os interesses da comunidade, tais como creche em tempo integral, avaliação interdisciplinar, capacitação com professor referência e projeto de reforço com alunos do 5º ao 9º ano.

MAGDA REZENDE

Magda de Almeida Rezende, 46 anos, gosta de salientar valores pessoais antes dos profissionais: filha de Maria Isaura de Almeida e Genadio Cardoso, mãe, esposa, irmã, amiga e professora, “tantas são as identidades que nos constituem e nos fazem seres humanos melhores, mais responsáveis e mais zelosos que às vezes nem nos damos conta, são estas identidades que nos fazem estar em várias posições tanto na vida pessoal quanto na profissional”.

Profissionalmente, Magda atua no magistério da cidade de Barra de São Francisco há mais de 25 anos, como professora em todas as modalidades de ensino, tendo sido também diretora escolar e coordenadora pedagógica. Diz que conhece “as dores e as delícias de ser professora e nessa perspectiva da educação com oa relação entre seres humanos”, é que se apresenta como candidata.

MARILSON BORJAILLE

Marilson Gomes Borjaille, 48 anos, é nascido em Barra de São Francisco. Possui Licenciatura Plena em Pedagogia – Supervisão e Orientação, com pós graduações em Inspeção Escolar; Gestão de Recursos Humanos; Gestão Pública; Planejamento, Implantação e Gestão da Educação EAD; Educação para as Unidades Prisionais. Atualmente, começou uma segunda licenciatura, em Sociologia.

Dedica-se à educação desde 1991, com 15 anos na Superintendência Regional de Educação. Atuou na Secretaria de Justiça no setor educacional da Penitenciária de Barra de São Francisco, onde, em 2014, recebeu o troféu de 1º Lugar em Atitudes Humanista/Educação em sua primeira edição por realizar as atividades educativas na Unidade Prisional.

Atuou também como Coordenador Pedagógico de uma Universidade Particular da cidade. Nos últimos três anos, é pedagogo na Escola Governador Lindenberg (no próprio município) e também na penitenciária regional. Sua proposta baseia-se em recuperar o tempo perdido com a pandemia e aproximar ainda mais a família da escola.

MATEUS MOREIRA

Mateus Moreira Dias, 26 anos, apresenta-se como pedagogo e matemático. Cresceu no distrito de Cachoeirinha de Itaúnas, onde estudou até a 8ª série. Teve que fazer o Ensino Médio no distrito de Santa Luzia, no município vizinho de Mantenópolis, onde diz que se apaixonou pela área educacional e optou por ingressar no ensino superior.

Foi bolsista do ProUni no curso de Pedagogia (2012-2016) e, em 2017, concluiu a segunda graduação, na área de sua paixão: Matemática. Desde o ano de 2013 atua no suporte ao Ensino Superior na instituição Unopar, no polo de Barra de São Francisco, atuando em atribuições administrativas e pedagógicas.

Mateus Foi professor de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental no Centro Educacional São Francisco de Assis nos anos de 2018 e 2019 e desde 2020 é coordenador acadêmico na Universidade Pitágoras UNOPAR – polo Barra de São Francisco.