Com experiência a vários anos, Circo Globo estreia hoje (16) em Mantena

-

212De passagem por Mantena, o   Circo Globo  chegou   para trazer cultura e alegria ao povo. Rodando no Brasil há cerca de 130 anos  e formado pela sexta   geração da tradicional Família Sinhoreli traz  quinze atrações  que são variadas durante todos os dias, pois, não cabe tudo em um só espetáculo, quem quiser ver todas as atrações tem de assistir mais de uma vez.

Os espetáculos tem duração em torno de uma hora e quarenta minutos a duas horas e esta instalado na Avenida General Dutra, nº 650, no terreno do Pedro do SAAE em Vila Nova.  A estréia é nesta quinta feira.

Nossa reportagem esteve visitando as dependências do circo na manhã desta  quinta feira, (16/04), dia em que o Circo Globo, cheio de atrações, faz sua estreia em  Mantena, Conversamos com o artista  Matheus de Almeida Sinhoreli que estava preparando sua moto para o trabalho de estréia, ou seja, ele  desempenha  duas funções   no espetáculo,  além de fazer o temido Globo da Morte ele também faz a alegria da criançada como palhaço.

Matheus Sinhoreli nasceu no circo e começou muito novo a aprender sua função no Globo da Morte, desde os doze anos de idade, há quatorze anos atrás,  ele começou “Trabalhar no circo é muito bom, a gente gosta muito, tá no nosso sangue, nós não conseguiríamos  viver outra vida sem ser esta, é muito gratificante para nós estar trabalhando, mudando,  vendo a alegria do povo e levando cultura para todos”, relata.

SOBREVIVÊNCIA E APÓIO

Segundo Matheus, a sobrevivência do dia a dia, a venda de ingressos e o arrecadamento do espetáculo é necessária para sobrevivência, mas, que   a cultura do  circo tem sido alcançada e apoiada  pelos governos , tanto estadual como federal,  “São  prêmios, o Governo Federal tem 70 mil e o Governo de Minas 50 mil reais,  este prêmio é anual,  quando eles abrem um edital para cerca de 50 circos fazerem um projeto,  você faz este projeto estipulando valores  e o que necessita, por exemplo, uma lona, um aparelho e fica concorrendo com os outros circos,  portanto  de uns seis a sete anos os governos tem  nos ajudado bem “, explica.

RENOVAÇÃO CIRCENSE

Perguntamos sobre a renovação artísticas  e pela próxima geração da família Sinhoreli, no caso a sétima, como  preservação da cultura e continuação de um legado, ele explicou “Hoje tá mais complicado devido as leis infanto juvenis   de trabalho, antigamente a gente  já começava a passar desde criança, hoje a gente precisa esperar crescer um pouquinho mais, pois criança trabalhando em circo não tá podendo”, confirmou.

DESMITIFICANDO O CIRCO

Indagamos  ao Matheus  sobre  o dia a dia  e de como o povo  enxerga o circo em pleno século XXI, pois, sabamos ainda existe uma imagem antiga de que  quem trabalha no circo é analfabeto, mulherengo, muitas vezes cachaceiro “Não tanto como antigamente, mas, ainda existe nos dias de hoje esta ideia que não é verdadeira, as pessoas não sabem que aqui no circo temos pessoas formadas e com faculdade, por não saber alguns taxam o povo da vida circense como ignorantes  que é uma realidade que já não existe mais” fazendo questão de esclarecer.

CASADO E COM DUAS FILHAS

Matheus Sinhoreli estudou oito anos de inglês e domina também o espanhol, nos surpreendeu e abriu ainda mais a sua história, nos confirmou ser casado  a oito anos,  e  nos apresentou a esposa  Daniela  e as duas filhas gêmeas, Ester e Radassa, nos confidenciando que enquanto Deus permitir vai continuar criando sua família no circo.

Segundo ele o povo circense estuda nas cidades por onde passa “Nós nos preocupamos com o futuro de  nossos filhos, nos lugares que passamos levando a arte e a cultura do circo, matriculamos nossos filhos em uma escola, de preferência particular, e se ficarmos cinco dias aqui eles vão estudar os cinco dias na cidade, contando assim para o currículo anual”, explicando.

CIRCO GLOBO FICA SOMENTE CINCO DIAS

Matheus Sinhoreli confirmou que o cinco vai ficar instalado em Mantena apenas cinco dias, com o espetáculo  de estréia sendo realizado nesta quinta feira, (16/04), às 20:30 horas, tendo  sequencia na sexta feira, (17/04), no mesmo horário, sendo que no sábado  acontece dois espetáculos às 19 e as 21 horas e no domingo (18/04),  três espetáculos  com horários as 17, 19 e 21 horas, sendo que na segunda feira, (19/04), o último espetáculo as 20:30 horas, com o  valor do ingresso estipulado com convite promocional distribuídos  pelas   na ruas  e também nos carros de sons, ou mesmo no circo, o adulto paga 10 reais e a criança 5 reais, uma promoção para criançada somente no espetáculo  de  estréia, nos outros dias  os adultos e  as criança vão pagar os mesmos dez reais.

CONVITE ESPECIAL

Muito solicito, Matheus Sinhoreli  deixou um convite especial  para a população de Mantena “Nós estamos prestigiando vocês aqui, por favor venha todos nos prestigiar,  Circo é cultura,  todos vocês  serão muito bem recebidos pela nossa família circense” , finalizou.

231

 

-

Related Posts

Erro › WordPress