O piso em granito que está sendo colocado no calçadão da Avenida Jones dos Santos Neves, no centro de Barra de São Francisco, pelos servidores da secretaria de Obras está bem adiantado nesta quinta-feira (23), bem como no espaço ajardinado que está sendo construído no início da calçada, na esquina da rua Elizeu Divino com a avenida. São 1.100 m² de granito com acabamento levigado (acabamento semi-polido, apropriado para áreas internas e externas), similar ao granito da praça central.
As obras de requalificação urbana que estão sendo promovidas pelo prefeito Enivaldo dos Anjos em vários trechos do centro da cidade e bairros, têm sido muito bem aceitas pela comunidade e a calçada cidadã está sendo implantada entre a esquina da rua Elizeu Divino e a travessa Pedro Coimbra, num trecho de 260 metros, que terá 3,7 metros de largura, piso antiderrapante e tátil (para deficientes visuais), além de três rampas de acesso para deficientes físicos, cumprindo, com sobras, todas as normas da NBR 9050, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para construção de calçadas.
O prefeito Enivaldo dos Anjos, está visitando a obra, e recentemente foi elogiado por populares que passavam pelo local e fizeram questão de parabeniza-lo por estar dando vez ao pedestre nas calçadas do centro da cidade. Depois de feito o alargamento da calçada, teve início a construção do novo espaço, que está ganhando um canteiro com banco, onde as pessoas poderão parar para descansar e trocar um dedo de prosa.
CCalçada cidadã
De acordo com a secretária municipal de Obras e Urbanismo, Marianne, a ampliação desse trecho da calçada no lado direito de quem desce a avenida Jones dos Santos Neves serve de projeto-piloto para as calçadas que venham a ser construída no município, além de intervenções em avenidas e ruas mais antigas.
E a criação de pequenos jardins, como o que está sendo feito no começo da calçada é uma das intervenções que vão trazer mais charme e beleza para a cidade e mais conforto para os pedestres, seguindo norma da ABNT que determina a oferta de ‘espaços de encontro às pessoas para a interação social.’
“Queremos e vamos fazer de Barra de São Francisco uma cidade moderna, adaptada aos conceitos básicos de proteção e conforto aos pedestres e, para tanto, estamos iniciando esse projeto. Na verdade, a construção das calçadas é uma obrigação dos proprietários de imóveis urbanos, dentro dos padrões estabelecidos pelo Código de Postura, mas estamos fazendo esse trecho e outros para dar o exemplo, já que a maioria das calçadas do centro e bairros é feita pelos proprietários de acordo com as suas necessidades, sem respeitar o direito dos pedestres”, observa o prefeito, destacando que a “calçada ideal é aquela que garante o caminhar livre, seguro e confortável para o pedestre.”