Coligação de Enivaldo tem 38 mulheres concorrendo à Câmara Municipal

504
Gustavo Lacerda e Enivaldo dos Anjos

Com 108 candidatos inscritos para concorrer a 13 vagas na Câmara Municipal de Barra de São Francisco, a coligação de sete partidos, oficialmente, integrantes da frente de sustentação da campanha do deputado Enivaldo dos Anjos a prefeito tem 38 mulheres candidatas. Mais três partidos estão na aliança – PRTB, DEM e Avante -, enquanto o PSC conversa com a Executiva do PSD, que encabeça a chapa.

Para além da exigência legal de que 30% das vagas nas chapas proporcionais sejam destinadas a candidatas, tanto o candidato a prefeito Enivaldo dos Anjos quanto seu vice, Gustavo Lacerda (Republicanos), defendem que as mulheres precisam de maior participação política e também na administração pública. “Em minha gestão de 30 anos atrás eu já dava destaque à participação feminina”, disse Enivaldo.

A Câmara de Barra de São Francisco tem hoje apenas duas mulheres no exercício do mandato de vereadoras, correspondente a apenas 15% das 13 cadeiras. No Congresso Nacional tramitam projetos que visam garantir reserva de pelo menos 25% das vagas nas casas legislativas para mulheres, o que representaria a no mínimo três vereadoras na cidade e oito deputadas na Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

Veja abaixo a quantidade de vereadores cada partido terá nas eleições municipais:

– O PSD do candidato a prefeito Enivaldo dos Anjos, terá 16 candidatos a vereadores, deste total, 11 são do sexo masculino e 05 do sexo feminino.

– O PSDB terá 20 candidatos a vereadores, sendo que deste total, 13 são do sexo masculino e 07 é do sexo feminino.

– O PTB terá 19 candidatos a vereadores, sendo que deste total 12 são do sexo masculino e 06 do sexo feminino.

– O REPUBLICANOS, que terá o candidato a vice-prefeito Gustavo Lacerda, terá 14 candidatos a vereadores, sendo que deste total 09 são do sexo masculino e 05 são do sexo feminino.

– O PSB terá 15 candidatos a vereadores, sendo 11 do sexo masculino e 04 do sexo feminino.

– O MDB terá 20 candidatos a vereadores, sendo 14 do sexo masculino e 06 do sexo feminino.

– O PODEMOS terá 18 candidatos a vereadores, sendo que 12 é do sexo masculino e 06 do sexo feminino.

Lembrando que o candidato a prefeito Enivaldo dos Anjos e o vice Gustavo Lacerda contam com o apoio de 06 vereadores com mandatos, sendo eles, Alemão do Paulista (PSD), Teco Ferreira (PSD), Rafael da Saúde (PSD), Emerson Lima (PSD), Joncicler Honório (MDB) e Uander Cardoso, o Bofe (PSB). A chapa Enivaldo-Gustavo vai enfrentar nas eleições de 15 de novembro a chapa Juvenal Calixto (PP) – Mário Agapito (PT).

Veja a relação dos partidos que apoiam a candidatura do candidato a prefeito Enivaldo dos Anjos e o vice Gustavo Lacerda: PSD, Republicanos, PSB, PMB, PSDB, PTB, MDB e Podemos. Como apoiadores, o PRTB, o DEM e o Avante. Com a possibilidade de chegar também o PSC, que seria o 12º partido da aliança em torno da chapa PSD-Republicanos.