Capitã Carla visita prefeito e conclama parcerias para combater a criminalidade em Mantena

501
Prefeito Dr. Wanderson Coelho recebeu a Comandante da 159ª Cia. da PM, Capitã Carla e Tenente Valtair para efetivar maiores ações buscando maior segurança para população
Prefeito Dr. Wanderson Coelho recebeu a Comandante da 159ª Cia. da PM, Capitã Carla e Tenente Valtair para efetivar maiores ações buscando maior segurança para população

Em entrevista a imprensa a Comandante da 159ª Cia PM de Mantena enfatizou que com a participação da população e de todos os órgãos que compõe o sistema de defesa social o nível de crime diminuiria em 80% na região.

Também falou da parceria com executivo, quando será anunciado oficialmente pelo Prefeito Dr. Wanderson Coelho, nesta segunda feira, (09/03), a construção de um Posto Policial no Bairro de Vila Nova.

BUSCANDO MAIOR SEGURANÇA PARA POPULAÇÃO

Em visita ao Prefeito Municipal, Dr. Wanderson Coelho, a nova comandante da 159ª Cia PM, Capitã Carla, acompanhada pelo Tenente Valtair discutiram algumas metas e projetos para melhorar a segurança do Município de Mantena e região. Na ocasião foi discutido novas ações como a implantação do Projeto de Rede de Comércio Protegido (Olho Vivo) e a construção do Posto Policial no Bairro de Vila Nova. Eis a entrevista exclusiva do jornalismo Mantena Online:

01 – Qual a importância do encontro com o prefeito e o relacionamento da Polícia Militar com o Executivo Municipal?

Capitã Carla– Ter o apoio do executivo municipal é muito importante para a Polícia Militar, hoje a gente trabalha em parceria com a comunidade, com os demais órgãos que compõe o sistema de defesa social.

02 – A senhora está chegando para Mantena quando alguns acontecimentos negativos como assaltos a mão armada, carro furtado e alguns delitos menores tem sido uma realidade. Diante de tudo isso qual o posicionamento da Capitã Carla como comandante da 159ª Cia de Polícia Militar de Mantena?

Capitã Carla – Nós já colocamos uma viatura a mais na rua com dois policiais fazendo patrulhamento durante o período da manhã, nós temos a proposta de estar implementando o Projeto de Rede de Comércio Protegido com anuência da comunidade, queremos iniciar este projeto a partir do dia 18 de março quando estaremos marcando a primeira reunião.

Iremos colocar um policiamento efetivo sob o comando de um militar que vai ficar fazendo policiamento na área central da cidade e também com apoio da comunidade estaremos instalando câmeras em pontos estratégicos na cidade, principalmente no comércio na parte externa da cidade de forma que a gente tenha condições de obter o monitoramento de toda área central da cidade.

03 – Os moradores de Central de Minas vem clamando por segurança, lá também a cidade tem sido vitima de assaltos e até assassinados. A senhora tem algum esquema especial para atender Central de Minas. Existe alguma ação ou projeto preparados para atender a população da Comarca de Mantena?

Capitã Carla – Central de Minas já tem um planejamento, um plano de ação no sentido de estar intensificando as operações, nós temos o apoio tanto do 6º Batalhão de Governador Valadares que manda o seu efetivo de missões especiais para atender a gente, como temos também as operações onde o efetivo daqui de Mantena apoia Central de Minas, bem como os destacamentos dos Municípios vizinho que fazem operações em conjunto, então isso ai já tá sendo feito.

04 – O prefeito municipal, Dr. Wanderson Coelho acenou com a parceria e a possibilidade da construção do Posto Policial de Vila Nova em conjunto com a Polícia Militar, tem alguma coisa de concreto, existe possibilidade dessa construção ser ainda neste ano?

Capitã Carla – O projeto foi enviado pelo Tenente Valtair em uma reunião comunitária com a participação de vários membros da comunidade de Vila Nova, bem como do executivo municipal e ali foi planejado e realmente deliberado a necessidade de estarmos construindo este Posto Policial que funcionaria como Posto de apoio para PM com a presença mais ostensiva de policiais naquela localidade.

Nesta reunião com o prefeito traçamos um cronograma de ação no qual foi definido que teremos uma reunião comunitária para o próximo dia 16 de março para estarmos tratando do início das obras. A prefeitura vai ceder funcionários para estar fazendo a execução da obra e os parceiros (comunidade) vão se empenhar para conseguir material de construção necessário para iniciarmos estas obras.

05 – É um momento difícil em que moradores e população estão com medo diante da falta de segurança e dos acontecimentos dos últimos dias, qual a palavra que a Capitão Carla deixa para toda população da Comarca?

Capitã Carla – Eu quero desenvolver um trabalho com bastante responsabilidade e o que a gente puder fazer em questão de operações, em questão de coibir cada dia mais estes assaltos vai ser feito. Nós temos aqui um efetivo de policiais muito bons, compromissados com o serviço, o que a gente precisa realmente é de conscientizar que nós temos de estar cada dia mais entrosado com a comunidade, para isso precisamos estar com a Polícia Militar presente, mas, nós precisamos também do apoio da comunidade diminuindo as oportunidades.

Tudo que puder ser feito para diminuir as oportunidades já é bem-vindo, a Polícia Militar já vem fazendo a parte dela, nós intensificamos e aumentamos o número de operações na área central, aumentamos a presença dos policiais na área central, onde sabemos que são locais de maior visibilidade onde há possibilidade maior de acontecer um crime.

Nós estamos fazendo diversas operações nos bairros aonde a gente sabe que tem aqueles infratores que são reincidentes, então o trabalho da polícia é bem efetivo, pontual e diário.

06 – A senhora poderia dar um exemplo de como diminuir as oportunidades?

Capitã Carla– Instalação de Câmeras, o local de recebimento de dinheiro não ficar no local de acesso ao público que frequenta o estabelecimento, são medidas simples, mas, que se não forem adotadas elas estão sendo chamarisco para ação de infratores aqui na nossa cidade.

A gente montar uma Rede na qual tem o monitoramento aqui da cidade, divulgar este monitoramento com a Polícia Militar constantemente fazendo operações, assim há uma chance de a gente estar praticamente diminuindo em mais de 80% o nível de crime que ocorre na cidade. Não só a Polícia Militar trabalhando, mas, em parceria com a comunidade.

Todo mundo que vier aqui em Mantena tem de sentir que a comunidade é unida e que com todo mundo ajudando na questão de segurança. Um exemplo ocorreu quando me deparei com um cidadão, por volta das 14 horas que estava próximo a um estabelecimento comercial com uma jaqueta de manga cumprida, eu já não estava aguentando de calor e ninguém ligou para o 190 para avisar que aquele individuo suspeito estava ali, poderiam ter ligado e avisado, imaginem se eu não tivesse passado ali naquele momento ele ficaria pelas ruas da cidade, se tivesse com má intenção.

Na verdade ele não estava, abordamos, qualificamos, verificamos quem que era, quem se tratava, olhei moto, olhei tudo, mas, se ele tivesse mal intencionado? Então é muito importante o papel e a participação da comunidade, ter atitude realmente, o próprio comerciário que está ali pode ligar e dizer, olha tem um suspeito aqui, mesmo que a Polícia Militar atue e não constante nada, a pessoal vai ser cadastrada, já sabemos o endereço dele, temos a moto (a placa), este é um trabalho preventivo que inibe muito que a nossa cidade seja vitima destes infratores.