BPMA apreende 39 aves nos municípios de Governador Lindemberg e Colatina

108

Nesta terça-feira (21), uma equipe de policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental deslocou-se até os municípios de Governador Lindemberg e Colatina com a finalidade de realizar patrulhamento preventivo. O resultado foi a apreensão de 39 pássaros silvestres, sendo eles coleiros, trinca ferro, canários, papagaio, maritaca e sanhaços, além de gaiolas e armadilhas.

Os animais eram mantidos em cativeiro sem a devida autorização do órgão ambiental competente. O material apreendido foi conduzido ao viveiro da sede da 2ª CIA, para posterior envio ao CEREIAS – Centro de Reintrodução de Animais Silvestres, em Aracruz/ES.

O BPMA orienta e adverte que, de acordo com o que dispõe a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/98), em seu artigo 29,  “quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente”, está sujeito a pena de detenção de seis meses a um ano, e multa.