Batalhão de Barra de São Francisco inicia as atividades do Proerd

476

O 11º Batalhão iniciou as atividades do Programa Educacional de Resistências às Drogas (Proerd). Nove escolas do município de Barra de São Francisco serão atendidas, onde os instrutores atuarão, em conjunto com o corpo docente das escolas, na formação de mais de 270 crianças que estão cursando o 5º ano do Ensino Fundamental.

O Proerd é um programa de caráter social e preventivo posto em prática em todos os estados do Brasil, por policiais militares, devidamente selecionados e capacitados. É desenvolvido em um encontro semanal realizado em sala de aula, com duração média de quatro meses, em escolas de ensino público e privado.

Os conteúdos são desenvolvidos de forma lúdica e em grupos, voltados ao desenvolvimento das habilidades individuais para que crianças e adolescentes possam tomar decisões de forma consciente, segura, responsável e aprendam a resistir às pressões e dizer não às drogas e à violência.

O programa começou a ser aplicado na cidade de Barra de São Francisco no ano de 2006, pelo Capitão Sandro, que hoje já se encontra na reserva, sendo que, naquela época, era atendida apenas uma escola por período de atuação. Passado mais de uma década, todas as escolas do município já foram atendidas pelo programa e, a intenção é que, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Laser, alcancemos a formação do maior número possível de crianças e adolescentes.