Barra de São Francisco fará parte do Mapa do Turismo Estadual e Brasileiro

462

A secretária de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo de Barra de São Francisco, Israele de Souza e Silva, esteve na tarde desta quinta-feira (07), com o secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana e sua equipe técnica, para buscar parceria para estruturar o turismo do município.

No encontro, Israele apontou a necessidade de estruturar e fazer um planejamento mais objetivo para potencializar o turismo local. “Não podemos admitir que nada de efetivo se faça para desenvolver turisticamente nossa cidade. Barra de São Francisco tem um potencial enorme e vamos trabalhar para que tenhamos, cada vez mais, atrativos para nossos visitantes”, afirmou a secretária municipal.

O secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana destacou a importância da administração municipal ter a mentalidade de alavancar o turismo local. “Barra de São Francisco já possui um turismo de negócios ativo e promissor devido o setor de rochas e granitos da região”, destacou.

“O Estado tem trabalhado com afinco para sensibilizar o trade e os gestores municipais da importância de cumprirem os prazos e determinações para serem incluídos no mapa estadual e nacional. É essencial que as cidades de potencial turístico, que ainda não tenham atendido a estas solicitações, busquem se adequar e garantir sua presença no Mapa. Estamos em campo esclarecendo todas as dúvidas, atendendo aos representantes que nos procuram na secretaria e nos colocamos à disposição para qualquer apoio”, ressalta Dorval Uliana.

Dorval Uliana entregou ao município um documento contendo as exigências que deverão ser observadas para que Barra de São Francisco seja incluída no Mapa do Turismo, onde fará parte da Região Turística Pedras, Pão e Mel.

Esta inclusão habilitará o município para receber recursos do Prodetur, programa do Ministério do Turismo que é prioritário na obtenção de recursos com financiamento nacional e internacional.

Várias ações serão implantadas no município para alavancar o seu fluxo turístico, com o auxílio da cultura, esporte e lazer, além de um forte trabalho de divulgação das belezas do município.

A administração municipal já iniciou as obras onde serão instalados a futura pista do grau, motocross e parque de festas, no Polo Industrial. Além disso, encaminha projeto para a construção da rampa de Voo livre em Vargem Alegre. Estas são algumas iniciativas, dentre outras, para movimentar o município e colocá-lo de vez no Mapa Turístico Brasileiro.