Assistência Social de Ecoporanga participa do encontro nacional do Congemas

1353

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Ecoporanga esteve presente no XIX Encontro Nacional do Congemas – Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social. O evento começou na segunda-feira (19) e seguiu até a quarta (21) em Porto Seguro, na Bahia.

Do município participaram a Secretária de Assistência Social, Vanusa Bispo e a servidora Rafaella Pereira. O evento tem como tema “O Plano Decenal de Assistência Social: Compromisso com a defesa dos direitos e com a efetivação do Suas”.

Como único representante do Noroeste do Estado, a Secretária Vanusa fez questão de agradecer o apoio do prefeito Elias Dal’Col em capacitar os servidores municipais.

“Meus agradecimentos ao prefeito Elias Dal’Col, por apoiar a capacitação dos trabalhadores do SUAS neste encontro. É um momento único de conhecimento e de ter contato direto com os técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social de Brasília. Este encontro trouxe gestores do Brasil todo, o nosso município é o único do Noroeste do Estado que está representado o SUAS. É muito bom ouvir elogios dos representantes do Governo Federal, destacando e enaltecendo o apoio dos prefeitos municipais no encontro. Minha felicidade é imensa por ter um Prefeito que se preocupa em capacitar e apoiar seus servidores para uma política de assistência efetiva para nossos munícipes”, disse Vanusa.

O Congemas é uma associação civil, sem fins lucrativos, que representa os municípios brasileiros junto ao Governo Federal, especialmente junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e aos governos estaduais, para fortalecer a representação municipal nos Conselhos, Comissões e Colegiados, em todo o território nacional.

Durante o evento foi debatidos diversos temas ligados a assistência social como gestão do programa bolsa família; programa primeira infância no SUAS; Controle Social e o fortalecimento da participação social e dos conselhos de assistência social, entre muitos outros.