APAM realiza evento ambiental em Mantena para proteger nascentes e recompor matas

503

1Além de muito importante, a realização do  evento sobre Meio Ambiente neste domingo (7), em Mantena, ministrado pela APAM – Associação de Proteção Ambiental, foi um fato marcante para esta ONG mantenense que ao longo de seus 13 anos, vêm se preocupando a cada dia mais com a preservação ambiental na região.

Graças a um convênio firmado com a Fundação Banco do Brasil, ações importantes começaram a ser feitas, entre elas este evento que tem como objetivo a realização de várias palestras e dia de campo com produtores rurais e pessoas interessadas em preservar nascentes e o meio ambiente.

O assunto abordado foi Queimadas, consequências, punições e prevenção, em seguida sob o tema “O solo e a Água”, os participantes tomaram conhecimento de várias ações que serão desenvolvidas no município com este projeto de preservação de nascentes e o plantio de mudas.

O lamentável foi a ausência de muitos produtores rurais, que representam um elo importante desta ação de preservação, e poucos compareceram. Já quem compareceu participou então de um almoço e no período da tarde realizaram atividades práticas visitando por, exemplo a sede da APAM, onde o viveiro de mudas está sendo ampliado e ainda acontecendo a construção de uma Estufa.

Aconteceu ainda a visita a uma propriedade rural na região, onde todos puderam ver de perto ações realizadas e outras por realizar, iniciativas primordiais para a preservação de áreas degradadas bem como de proteger o meio ambiente.

O projeto não terminou neste domingo, de acordo com o presidente da APAM, o Sr. Gilmar, no próximo final de semana, 13 de agosto (sábado), o curso continua desta vez com aulas práticas e teóricas, mesa redonda, palestra e outras atividades que serão ministradas no auditório do SAAE/Mantena na barragem do córrego do Turvo.