Aluna Karina de Barra de São Francisco é semifinalista do Programa Jovens Embaixadores

1426

karinaA estudante da Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental João XXIII, Karina Schneider, é uma das oito (08) semifinalistas do Estado do Espirito Santo a concorrer por uma vaga no intercambio de três semanas para os Estados Unidos em 2017.  Trata-se do Programa Jovens Embaixadores, realizado pela Embaixada Americana, em parceria com o IBEUV e a Secretaria Estadual de Educação.

O Programa oferece 50 vagas a cada ano aos estudantes da rede pública do país. O resultado final será conhecido no final de outubro.

Os participantes passam por etapas de avaliação, onde são analisados sua vida escolar (com a recomendação de um professor), nível de domínio do inglês (com prova escrita e oral), bem como seu relacionamento com a comunidade (por meio da participação em atividades voluntarias, de no mínimo um ano, com carta de recomendação do responsável).

Também são avaliadas outras características, como a capacidade de comunicação, interação social e liderança e um dos requisitos é nunca ter realizado viagens aos EUA.

O Intercâmbio será em janeiro de 2017. Na primeira semana do programa, os participantes visitam a capital do país, Washington, seus principais pontos turísticos e organizações dos setores público e privado e do terceiro setor.

Na etapa seguinte, são divididos em grupos que viajam para diferentes Estados, onde serão hospedados por uma família americana, assistem aulas e participam de atividades ligadas à responsabilidade social e empreendedorismo.

Os demais participantes que concorrerem à final, mas não foram selecionados para o EUA, recebem como bônus uma semana de Imersão na língua e cultura Inglesa, na Casa Thomas Jefferson, da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, no mês de outubro de 2017.

Esta é a terceira vez que Barra de São Francisco tem uma semifinalista no Programa. Nas outras duas o Município foi representado pela irmã da Karina, Kelly Schneider.

Processo de Seleção.

Segundo informações do Programa, para chegar ao final os jovens passaram por três fases de seleção, sendo duas de proficiência na língua estrangeira e uma visita social.  Em Barra de São Francisco, este ano tivemos duas participantes na prova escrita, que foi realizada nas dependências da Superintendência Estadual de Educação.

Para a escolha dos finalistas, o(a) candidato(a) recebe a visita dos assessores pedagógicos da Superintendência Estadual de Educação do município em sua residência, colhendo informações a serem enviados à embaixada.

Os alunos selecionados para o intercambio são escolhidos pela Embaixada Americana, com transmissão ao vivo pela internet, no final de outubro.

Karina Schneider tem 16 anos e é autodidata no estudo da língua inglesa.  É filha da Professora Kátia Schneider e do Pastor Lauro Schneider, residentes na Vila Landinha. Na entrevista com as representantes da Superintendia, ela falou que “estar concorrendo a uma final no Programa Jovem Embaixador é parte de um grande sonho, de ser semifinalista e poder representar seu Município nos EUA e que, independente do resultado final, já se sente muito feliz e vitoriosa, com todo o processo”!

Por: Lauro Schneider