Aloysio critica falta de iluminação em trevos e falta de verbas na área de saúde em Barra de São Francisco

398
Vereador Aloísio Alves
Vereador Aloísio Alves

O vereador Aloysio Ribeiro Alves (PSDB), fez duras críticas sobre a falta de iluminação nos trevos de acesso ao município de Barra de São Francisco e quanto a falta de recursos para o setor de saúde. Dr. Aloysio disse que espera que sejam tomadas medidas urgentes para melhorar a situação sobre estes dois importantes pontos abordados por ele.

Disse que não sabe se no caso da falta de iluminação nos trevos de acesso a cidade francisquense, a competência é do DER ou do município, mas que alguém precisa tomar uma providência urgente.

Segundo ele, pessoas que não conhecem Barra de São Francisco e que trafegam por estes dois locais, ficam completamente perdidos, sem uma sinalização adequada e com o local iluminado, como acontece em outros centros. “Aqui o cidadão que estiver trafegando e vier a se perder nestes dois pontos, corre o risco de ser assaltado”, justificou.

Quanto a falta de recursos na área de saúde, questionou sobre os exames de ultrassonografia que são necessários para o acompanhamento do quadro das gestantes. De acordo com Aloysio Alves, o Governo vem diminuindo os recursos e falta verba para exames rotineiros como os de mamografia, quando os administradores aumentaram a faixa etária para diminuir a incidência das requisições.

“Já no caso das gestantes, fica difícil não encontrar nem o ácido fólico também conhecido como folato, metilfolato ou vitamina B9, que é uma vitamina do complexo B”, justificou.

Aloysio acrescentou que o folato ocorre naturalmente nos alimentos e o ácido fólico é a forma sintética do folato, usada em medicamentos. Fica difícil ir na farmacinha do Pavilhão e não encontrar um medicamento básico como o ácido fólico, pois o folato é necessário para numerosas funções do corpo. Entre elas: a síntese e reparação do DNA, divisão e crescimento celular, produção de novas proteínas, formação de hemácias. “O folato é importante para a saúde cardiovascular e do sistema nervoso”, completou.

Bom para as grávidas:

Para gestantes, o folato é especialmente importante para um bom desenvolvimento fetal e formação do tubo neural. A suplementação deve começar pelo menos um mês antes da gravidez e é essencial nas primeiras oito semanas após a concepção. Isto porque é neste período que ocorre o desenvolvimento do sistema nervoso e tubo neural do feto.

Fonte: Assessoria de Imprensa CMPBSF