Aliado de Enivaldo eleito por unanimidade para presidir a Câmara

1197

Alemão do Paulista garante que prefeito não terá dificuldades para “realizar administração transformadora em Barra de São Francisco”.

Os vereadores se reuniram logo após a posse e apresentaram chapa única para a Mesa Diretora, eleita à unanimidade (Foto: Webber Andrade)

O segundo vereador mais votado nas últimas eleições e um dos quatro reeleitos, Ademar Vitorino, do Alemão do Paulista, do PSD, vai presidir a Câmara Municipal de Barra de São Francisco nos primeiros dois anos da administração do prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD). A eleição foi feita logo após a posse dos eleitos, na manhã desta sexta-feira (1º de janeiro), na sede do Poder Legislativo, e ocorreu com chapa única.

Todos os integrantes da Mesa Diretora estavam em partidos que apoiaram a eleição de Enivaldo dos Anjos. A vice-presidência ficou com Rafael Malaquias, o Rafael da Saúde, também do PSD e igualmente reeleito.

Um vereador vinculado à chapa oposicionista nas eleições de novembro, Leandro Ais (Cidadania), vai ocupar a primeira secretaria, mas já anunciou que apoiará a administração. Leandro é motorista efetivo da prefeitura. Filiado ao Podemos, partido do ex-prefeito Alencar Marim, o vereador Elivan Ramos do Nascimento, o Elivan do Vargem Alegre, vai ocupar a 2ª secretaria da Mesa Diretora.

“Fui reeleito com três vezes mais votos do que tive na primeira eleição. Isso foi uma demonstração de aprovação da população, o que acabou sendo reconhecido também pelos meus companheiros de Câmara e não houve divergências.  O importante é que estaremos todos unidos para ajudar o prefeito a fazer uma gestão transformadora em Barra de São Francisco. Precisamos dar essa resposta à população”, disse o novo presidente da Câmara.

Logo depois de se eleger para comandar o Legislativo, Alemão do Paulista fez uma visita de cortesia ao prefeito Enivaldo dos Anjos, que saiu da posse direto para começar a despachar. Seus primeiros atos foram de nomeação dos 12 secretários já definidos e ele determinou que todos já assumissem de fato suas cadeiras ainda hoje, fazendo um inventário de toda a situação que encontrarem, com prazo de 10 dias para entregar o relatório. Ainda hoje, às 17 horas, o prefeito vai reunir o secretariado para dar as diretrizes da administração.

COMISSÕES

Além de elegerem a nova Mesa Diretora, os vereadores definiram também as comissões permanentes. A Comissão de Justiça, Legislação e Redação será presidida pelo vereador Jair Fernandes de Jesus, o Fernando Carabina (Podemos), tendo Higor Matheus Soares (PP) como relator e Jadeir Pereira Brum (Republicanos) como secretário.

João Luiz Cozer, o Lula Coser (Republicanos) presidirá a Comissão de Finanças, Economia, Orçamento, Fiscalização e Controle, tendo Emerson Lima (PSD) como relator e Elivan do Vargem Alegre (Podemos) como secretário.

A Comissão de Cidadania será presidida por Emerson Lima (PSD), tendo o Joncicle Honório, o Cabo Joncicle (MDB), como relator e Reinaldo Gomes Neri da Silva, o Borrinha Neri (PSD) como secretário.

O vereador Leandro Gomes dos Santos, o Leandro Ais, vai presidir a Comssão de Educação, Cultura e Esportes, tendo João Batista Farias, o Sargento Farias (Cidadania) como relator e George Stferson Ferreira, o Teco Ferreira (PSD), como primeiro secretário.

A Câmara se reúne regularmente toda segunda-feira, às 17 horas, está de recesso e somente volta a se reunir ordinariamente em fevereiro. Entretanto, o presidente Alemão do Paulista disse que poderá haverá alguma reunião extraordinária por convocação do prefeito Enivaldo dos Anjos, se sentir necessidade disso.