Na manhã desta terça-feira (05/10) a PM, representada pelo Comandante do 11° BPM, Tenente Coronel Rômulo, e demais oficiais, a 14ª Delegacia Regional de Polícia Civil, representada pelo Delegado Titular, Leonardo Forattini Dutra e o Presídio Regional de Barra de São Francisco, representado pelo seu diretor, Senhor Maxwell Delevidove, reuniram-se para analisar os indicadores de segurança pública mais relevantes da região da AISP 11.
Dentre os principais dados levantados, verificou-se um comportamento de leve aumento de 4,6% no número de homicídios registrados até 04.10.2021, 22 em 2021 contra 21 em 2020, nos 5 municípios sob circunscriçãoda AISP (Barra de São Francisco, Águia Branca, Água Doce do Norte, Ecoporanga e Mantenópolis).
É importante frisar que até junho de 2021 tinham sido registrados 18 homicídios na região contra 11 no mesmo período de 2020 e os meses de julho a setembro as polícias intensificaram as ações preventivas, repressivas e investigativas, voltadas a prisão de homicidas, foragidos da justiça e criminosos que praticavam roubos e tráfico de drogas, o que influiu para a diminuição de homicídios no 3° trimestre de 2021.
Destaques positivos para Ecoporanga que registrou redução no número de homicídios até a data atual de 62,5% em comparação a 2020 e Barra de São Francisco, que mantém a tendência ter um ano similar ao de 2020, que foi o 2° melhor ano da linha histórica dos últimos 20 no município.
Até a atual data Barra de São Francisco, registrou 7 homicídios enquanto no mesmo período de 2020 tinham sido registrados 6. Tratando-se de Crimes Letais Intencionais em Barra de São Francisco, que é a soma de outras mortes decorrente da ação humana como homicídio, latrocínio, lesão corporal seguida de morte, morte em confronto com a Polícia, 2021 registrou 7 contra 8 de 2020, ano em que ocorreram 2 lesões corporais seguidas de morte.
Outro dado extremamente positivo é a redução de 58% no número de mortes no trânsito em Barra de São Francisco, 5 em 2021 contra 12 em 2020 (dados consolidados até 31.08.2021). O ano de 2019 apresentou um número superior com 15 mortes.
O Comandante do 11° BPM, atribuiu como um dos fatores para esta redução, o aumento das operações da PM que visam coibir a prática de manobras perigosas e a condução de veículos automotores sob influência de álcool ou outras substâncias entorpecentes nas rodovias que cortam Barra de São Francisco e na área urbana.
Foram traçados os planos de ação para manter sob controle os indicadores mais sensíveis e, por fim, o Delegado Titular da AISP 11, encerrou dizendo que a comunicação entre PM e PC, bem como outras instituições com poder de resolução na seara da segurança pública tem ocorrido de maneira harmônica.
O que é extremamente positivo para a comunidade da região. Dados extraídos do Painel de Homicídios e Observatório de Segurança Cidadã da SESP/IJSN.