Água consumida por moradores está sendo questionada em Vila Nelita/Água Doce do Norte

219
Wesley Pablo

O aguadocense Wesley Pablo, morador do distrito de Vila Nelita, interior de Água Doce do Norte, utilizou seu perfil do facebook para questionar a qualidade da água que chega até as casas dos moradores.

De acordo com Wesley, o filtro utilizado para manter a qualidade da água deveria durar 6 meses até uma nova troca, no entanto devido a quantidade de sujeira armazenada na caixa, o equipamento tem durado uma média de 15 dias apenas.

O morador não economizou nas palavras, e ainda disse que Vila Nelita tem sido abandonada pelas autoridades, e ainda concluiu dizendo, que de acordo com alguns relatos, até animais mortos já foram encontrados na caixa de água responsável por abastecer o distrito.

A publicação gerou alguns comentários, e o morador Edgar Patrício disse que ele também não concorda com a qualidade da água distribuída em Vila Nelita, porém ele entende que os grandes culpados por isso, são os próprios moradores, que não aceitam a prestação de serviços da CESAN, que inclusive já manifestou interesse em cuidar do tratamento da água do distrito, porém a população local não admite ter cobranças na distribuição de uma água de qualidade.

Já a moradora Veranice Xavier, salientou que a água realmente está horrível, que precisa limpar o filtro da máquina constantemente, porque entope tudo por conta da sujeira.

Importante lembrar que alguns distritos de Água Doce do Norte não possuem o serviço de tratamento de Água por parte da CESAN, entre eles, Vila Nelita, Bom Destino, Santa Luzia do Azul e Cafelândia.

Nestes locais citados acima, o fornecimento de água tratada é feito através do PRÓ-RURAL, que é um programa de saneamento rural criado na CESAN desde o ano de 1991, que tem o objetivo de implantar sistemas de saneamento básico em comunidades onde a CESAN tem a concessão, porém não há viabilidade econômica de manutenção pela companhia.

O acompanhamento do tratamento da água destes distritos onde o sistema PRÓ-RURAL foi implantado, é feito pela prefeitura municipal de Água Doce do Norte, através da Secretaria de Obras.

O secretário de obras, Daniel Cazeca, disse que os materiais utilizados no local, foram buscados recentemente em Vitória, e ele pôde acompanhar de perto a manutenção dos equipamentos, mas sobre este filtro, ele confessou que não sabe em qual parte do sistema ele é utilizado.

Ele disse que se juntará ao funcionário da prefeitura responsável pelo setor, e irá pessoalmente ver a situação de perto para que medidas necessárias sejam tomadas para que a população não fique prejudicada.

Confira as imagens do filtro responsável pelo tratamento da água que foram publicadas por Wesley Pablo.

Fonte: portaladn