Acontecimentos importantes foram registrados em Mantena no final da semana passada

552

80Como parte das atividades realizadas em Mantena na semana em que se comemorou o Dia Mundial de Meio Ambiente, foi concluída uma movimentada Gincana para a arrecadação de Garrafas Pet, com o objetivo de reunir o maio número de garrafas de plástico para auxiliá-la na produção de mudas no viveiro da APAM, em Mantena.

Além de recolher estes utensílios que acabam sendo lançada em lotes vagos e até mesmo no leito do rio, a proposta da gincana foi o envolvimento de todas as escolas do município, sendo municipal, estadual e particular, desempenhando um importante papel de auxiliar na preservação do meio ambiente e a integração de todos.

E foi assim que a gincana chegou a fim, onde foram recolhidas mais de 15.150 garrafas pet, que foram reunidas e levadas até o pátio da APAM (Associação de Proteção Ambiental de Mantena), situada às margens da rodovia que liga Mantena a Cuparaque pela Serra Branca. Com este material novas mudas serão fabricadas e armazenadas nestes recipientes, economizando o investimento em sacolas, além de retirar de circulação estas milhares de embalagens.

A gincana teve como vencedora a escola Municipal Mário Rigamont que receberá um troféu e um aparelho de DVD. A segunda e terceira colocadas na gincana receberão um troféu cada uma. Representantes da Polícia Militar de Meio Ambiente, SAAE, Secretaria de Municipal de Meio Ambiente (Prefeitura Municipal), Comitê da Bacia Hidrográfica do São Mateus e APAM, estiveram presentes neste momento de finalização da campanha no pátio da APAM.

Prefeitos participam de palestra sobre Resíduos sólidos no CIMLESTE em Mantena

Na ultima sexta feira, dia 12 de junho de 2015, a convite do Presidente do CIMLESTE, Prefeito Helinho, de Goiabeira, esteve na Sede do Consórcio/CIMLESTE, situado à Rua Santa Luzia, 67, em Mantena, o Dr. Tiago Andrade – Diretor Industrial da OXYS AMBIENTAL, empresa esta especializado no tratamento e destinação final de resíduos sólidos. Em 2014 os Prefeitos Helinho, de Goiabeira, Zequinha, de Nova Módica acompanhados o Secretário Jupiaci Ramalho, estiveram em Lagoa Santa=MG, sede da OXYS , onde conheceram os procedimentos adotados por aquela empresa e todo o funcionamento de uma Usina de Lixo moderna.

É bom destacar que a OXYS AMBIENTAL, vinculada ao Grupo Rotcel Indústria Química, até o momento operou apenas com empresas privadas, sendo o CIMLESTE, que representa 09(nove) municípios, o primeiro Consórcio Público a receber a visita daquela empresa e estabelecer critérios para conhecer as ações da mesma.

O CIMLESTE que já trabalha com estes mesmos municípios no segmento da Iluminação Pública parte agora para outra ação muito importante que é a destinação final dos resíduos sólidos e como a Iluminação Pública que foi assumida pelos municípios em Janeiro de 2015, também deverá, na ação dos Resíduos Sólidos, sendo que este procedimento de destinação final está com prazo até agosto de 2015.

Neste mesmo encontro o Presidente Helinho agradeceu aos prefeitos presentes e disse do compromisso da Engelmig de até o final de Junho zerar o passivo herdado da Iluminação Pública, qual seja, 5 meses sem troca de lâmpada e que agora num trabalho de força tarefa está conseguindo atender a população de todos os municípios vinculados ao CIMLESTE. (texto e fotos CIMLESTE).

Guarda Mirim de Mantena realiza caminhada no aniversário de Mantena

No feriado do último sábado, dia 13 de Junho, data em que se comemorou o Aniversário de Mantena, a coordenação da Guarda Mirim de Mantena, através do seu presidente Tenente Gilmar, realizou uma atividade especial na companhia de cerca de 90 alunos da instituição. Um belo pelotão se deslocou da sede, situada na Rua Sete de Setembro por volta das 6 horas da manhã (após um café reforçado), com destino a uma caminhada de preparação física e conhecimento de terreno por pontos altos na cidade.

O trajeto foi iniciado na rua Sete de setembro, passando pelo Bairro Santos Prates II e subindo até a torre de celular naquele Bairro, onde no alto do morro, foi feita um ato de parabenização à cidade de Mantena pela passagem de seu Aniversário, 72 anos de existência.

Os alunos cantaram os “Parabéns”, em tom de reverência e respeito com a cidade natal. Em seguida os alunos seguiram para o Bairro Boa Esperança (casinhas populares), passando pela trilha de “downhill” e saindo no Bairro Bela Vista. No trajeto de volta à sete, o pelotão passou novamente pelo Bairro Santos Prates I, chegando à  Rua sete de setembro, encerrando as atividades no Centro da cidade com os gritos de guerra.

O percurso de aproximadamente 8 quilômetros foi feito em três horas de caminhada alternado com corridas leves e paradas para apreciar a natureza e tomar água. Esteve presente apoiando o professor de Educação Física Madson Vargas os acadêmicos de Direto Lucas Tula e Matheus Alves. Lembrando que essa caminhada está prevista no calendário de atividades de formação da Quinta Turma de alunos mirins.

77 78 79