Abandono e descaso nas Unidades de Saúde dos distritos de Imburana e Cotaxé, em Ecoporanga

673
Unidade Básica de Saúde (UBS, de Imburana

A pedido do prefeito Elias Dal’ Col, o vereador Jefferson Dal’ Col e a coordenadora de PSF Virginia, estiveram no distrito de Imburana, interior de Ecoporanga, para conferir a situação da UBS (Unidade Básica de Saúde), e lá encontraram uma situação de descaso e abandono.

Uma ampliação da UBS que seria para melhoria da comunidade, encontra-se totalmente parada e abandonada. Essa obra é financiada pelo Governo Federal em parceria com a Caixa Econômica Federal, Ministério da Saúde e a Prefeitura de Ecoporanga, a obra teve inicio na administração anterior, teria prazo de conclusão de 180 dias, mas até hoje não houve conclusão.

A construção está em total desacordo, paredes sem alinhamento, laje toda descaída, paredes com fissuras por todo lado devido ao peso da laje, funcionários do local não passam por dentro dessa construção com receio de que ela possa desabar em suas cabeças.

Além desses problemas com a obra, a equipe que esteve no local também encontrou vários problemas na parte de dentro da UBS, infiltrações nas paredes, cupim por todos os lados, infiltração no ar-condicionado, mofo, cadeiras velhas e enferrujadas entre outros problemas.

UBS do distrito de Cotaxé encontra-se abandonada
Unidade Básica de Saúde (UBS), de Cotaxé

No distrito de Cotaxé, interior de Ecoporanga, não foi diferente, a equipe visitou a UBS (Unidade Básica de Saúde) do distrito, e também encontrou uma cena de abandono, lá também existe uma placa de ampliação da UBS, do Governo Federal, mas não foi feito nenhum tipo de obra em beneficio da unidade básica de saúde.

A equipe que está percorrendo as UBS encontrou vários problemas de funcionamento, tais como, infiltrações nos banheiros, portas quebradas, foi feito uma obra na administração anterior para cessar um vazamento de água no banheiro interno da unidade, porem não fizeram o acabamento e deixaram os canos a mostra, paredes descascadas, falta a pia da cozinha, rachaduras e buracos nas paredes sem acabamento, a porta de entrada não tranca perfeitamente, pois já foi arrombada várias vezes.

Funcionários informam que pelo fato de não ter portão de entrada os animais acabam entrando no quintal da UBS e defecam no local, nos fundos da unidade tem muito mato, os banheiros na parte de fora é usado como motel por alguns moradores, pois as portas dos banheiros não tem tranca, os funcionários inclusive deixam preservativos dentro dos banheiros, para as pessoas pelo menos se preservarem de alguma doença que possam contrair no ato sexual, sem segurança no local os funcionários trabalham com medo.

O vereador Jefferson e a coordenadora de PSF do município, Virginia, encaminharam os relatórios das UBS (Unidade Básica de Saúde), para o prefeito, que ao tomar conhecimento de tal descaso ficou perplexo com o abandono dessas unidades de saúde. O prefeito Elias Dal’ Col disse que está captando recursos e que em breve irá fazer os reparos necessários para o bom funcionamento do local.

Confira abaixo as fotos das UBS (Unidade Básica de Saúde).